Evangelismo e Discipulado

Significado do Natal

Qual o verdadeiro significado do Natal?

Cristo nasceu...

Sabe-se que o nascimento de Cristo não ocorreu em 25 de dezembro. Entretanto não nos concentraremos neste detalhe, mas somente na razão exata pela qual Ele veio ao mundo.

Por ocasião do nascimento de Jesus um anjo deixou uma mensagem especial aos pastores de Belém, uma mensagem de interesse universal: Em Lucas 2.10 lemos assim:

Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor"

O que ocorreu foi que Deus se tornou homem e habitou entre nós! Mas porque isso tinha que acontecer? A Bíblia Sagrada enfatiza a necessidade de um Salvador para o mundo. Deus nos fez uma promessa em Adão e Eva por ocasião da queda. Uma promessa de redenção cujo cumprimento anularia todos os efeitos negativos do pecado sobre a humanidade. O cumprimento dessa promessa é importante para todos nós. Pela queda passamos a andar no caminho da ilusão, do engano e do erro. Em Jesus Cristo somos trazidos de volta ao caminho da verdade que conduz à vida.

Nesta época do ano muito se fala no nascimento físico de Jesus, mas o mais importante é que ele veio mesmo foi para habitar espiritualmente em cada um de nós. Ele mesmo declarou: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.” (João 14.23)

Significado do Natal: Cristo em nós

Quem nunca se perguntou por que nascemos ou, porque viemos ao mundo? Se Deus permitiu a nossa existência é porque Ele tem um propósito especial para nossas vidas. Obviamente a nossa existência só terá um sentido real e completo quando conhecemos a Cristo, quando temos um relacionamento com Ele, isto é, quando permitimos que Ele seja o Senhor de nossa vida. Essa é a única forma de termos a luz de Cristo para iluminar o nosso caminho. Em João 1.9 lemos assim: “Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.” (João 1.9) Este é o inicio para compreendermos o plano de Deus para nossa vida.

o amor de deusA vinda de Cristo ao mundo é a melhor de todas as notícias, é a expressão máxima do amor de Deus por este mundo perdido. Em 1 João 4.9 lemos: “Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.”

Embora a morte espiritual tenha entrado no mundo através de Adão e Eva, a fonte da vida eterna já estava a caminho. Deus jamais esqueceria de cumprir sua promessa porque Ele é fiel. Então podemos dizer que o nascimento de Jesus é o maior presente que já recebemos de Deus. Em João 3.16 lemos assim: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."

O significado do Natal: A  fidelidade de Deus 

Em Números 23.19 lemos assim: “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?” Deus havia prometido enviar um Salvador para a humanidade, e assim Cristo foi enviado ao mundo como a nossa única esperança de salvação. Em Tito 1.2 lemos assim: “Esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos.”

imagem de natal

Ele veio ao mundo no tempo exato!

Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.” (Gálatas 4.4)

O local de seu nascimento

Sabemos que foi em Belém da antiga Judéia. Em Mateus 2.6 está escrito: “E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá; porque de ti sairá o guia que há de apascentar o meu povo de Israel.”

A natureza de seu nascimento

O profeta Isaias recebeu esta revelação de Deus: “Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.” (Isaías 7.14); Um anjo disse a Maria: “Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.” (Lucas 1.35)

Sua humildade incomparável

“Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.” (Marcos 10.45); “E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.” (Filipenses 2. 8)

Seu ministério (em resumo)

“Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.” (Atos 10.38); “E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, a pregar liberdade aos cativos, E dar vista aos cegos, pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor. (Lucas 4.17-19)

imagem de Jesus entre seus discípulosNatal é, portanto, reconhecer o que Deus fez por nós, como Ele providenciou em Cristo o resgate de nossas almas do poder do pecado e da morte espiritual. Sua presença é a nossa maior necessidade. Ele disse: “Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.” (João 6.35); “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” (Apocalipse 3.20 )

A vontade de Deus é a nossa salvação. Mas será que compreendemos o verdadeiro sentido da vinda de Cristo ao mundo? Será que o mundo entende assim? Como Deus vê a maneira que muitos celebram o nascimento do Salvador do mundo? Paulo escreveu assim aos efésios: “Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração.” (Efésios 5.17-19)

O natal lembra o maior presente que já recebemos nesta vida : a salvação em Cristo! Você já tomou posse desta bênção?

15 Comentários
  1. Maravilhoso texto. Com toda certeza o nosso Deus em seu amor enviou Jesus de Nazaré para nos libertar da opressão e nos dar vida e liberdade.
    Que nossos corações possam ficar maravilhados com tão nobre amor concedido à humanidade de forma gratuita diante de nossos pecados.
    Jesus é a expressão máxima do amor de Deus. Ele é o único caminho, a verdade e a vida. Ele é GRAÇA que todos precisamos diariamente.
    Tendo Jesus em nossos corações, todas as coisas ficam amenas, os maiores problemas, diminuem de tamanho, se tornando insignificantes diante da grandiosa obra do amor de Deus, através da perfeição humana de Jesus.
    Irmãos em Cristo. Cada dia o Senhor nos dá o seu amor, o conhecimento e a espiritualidade para que nos juntemos ao time Dele. O campeonato já está ganho, a coroa é nossa e não é um simples troféu, é uma coroa de vida e vida eterna.
    Um grande e saudoso abraço a todos.
    Que a paz do Senhor seja uma constante em nossas vidas…amém

  2. O sentido do Natal realmente tem sido nada mais que o consumismo. Pouca gente sabe mesmom porque Cristo veio ao mundo. Muito bom esse texto.

  3. Maravilhoso texto.

  4. Este texto foi um dos melhores que a vi em toda a minha vida que Deus abençoe a todos.

  5. Tenho duvidas sobre a estrela que guiou os reis magos e os reis magos é verdade que ambos foram enviados por satanás? Aguardo resposta. Estou sempre de olho no seu blog parabéns!

    • Olá irmã Josi,
      Graça e paz.
      Bom em relação à sua colocação, acreditamos que não podemos afirmar com certeza o que a bíblia não diz com clareza. Não há nenhuma evidência que esses magos foram enviados por satanás. Embora eles fossem chamados de magos, segundo o comentário da Bíblia de Estudo Pentecostal naquela época a astrologia era uma ciência pura que nada tinha a ver com a astrologia de hoje (espiritismo) A Bíblia também não menciona nem a quantidade de reis e nem o nome deles. Os nomes que costumam dar a eles (Melquior, Baltazar e Gaspar) são provenientes de fontes apócrifas, e portanto sem crédito algum. Como Cristo recebeu três presentes, deduz-se que o número deles seriam três, mas, é claro, como foi dito, isso não passa de uma mera suposição.

  6. Bom, paz do Senho amados. Sou Alayne gostei muito do texto maravilhoso mesmo Deus abençoe vcs…….
    Ps: Alayne Moreira-Maracanau CE

  7. Obrigada pela atenção essas questões foram expostas por tj e então fiquei em dúvida. Mas vc esclareceu bem. Apaz do senhor e Deus abençoe!

  8. Eu amei esse site bjsssss.

  9. O natal e um simbolo simplesmente perfeito! Significa que jesus manda um mandamento bom…Adorei esta mensagem!Feliz Natal para Todos!!!!!!!!!!

  10. Gostei muito desse texto, pois explica tudo sobre o nascimento de Cristo aquele que nos salvou! parabéns a quem criou esse Blog :) :D

  11. Texto excepcional. É bom perceber e ver que algumas pessoas ainda reconhecem e cultivam o verdadeiro sentido que o Natal nos traz. Obrigado por trazer um texto, com bases bíblicas, para reforçar o que já conhecemos a cerca de Cristo que nasceu para nos libertar do mundo do pecado. Que aqueles que não compreendem, não conhecem ou ignorem isso sejam abençoados por Deus para entenderem aquilo que o Natal nos traz de paz espiritual.

  12. Infelizmente muita gente ainda nao despertou para festejar o verdadeiro natal em sua familia. O que se observa é o alto grau do consumismo, e esquecem de serem de fato criaturas de Deus, a exemplo de Maria que disse sim ao projeto de Deus para a sua vida, vivendo a generosidade, a simplicidade e a maior de todas as virtudes e graças que é o amor ao aproximo. É lamentável como as pessoas pessoas comemoram a vinda do menino Jesus, passando a noite inteira ingerindo álcool e comendo de forma exagerada e no dia seguinte ainda, ao invés de festejar em familia, muitos ainda continuam bebendo, enquanto outros ficam deitados sem ao menos poder levantar de ressaca com a cara cheia de álcool. Esquecem que o Natal é um momento de reflexão, de aproximidade de Jesus, de irradiar a paz por entre os povos, de amor ao proximo, de assumir um compromisso com Deus, de estar festejando verdadeiramente entre familia e amigos o Cristo Vivo no meio de nós.

    Que a estrela do menino Jesus possa brilhar no coração de todos os cristãos e que possam vir de fato a compreender o real significado dessa data tão importante para a historia da humanidade e em especial a de cada um de nós. Abraço.

  13. Pra mim , o natal vem de uma crença implantada nas pessoas através do catolicismo, É obra do maligno pra enganar pessoas alem do consumismo o natal não tem nada a haver com o nascimento de cristo e sim com um santo pagão chamado São Nicolau um velhinho disfarçado de bom velhinho que na verdade vem do paganismo e ocultismo e magia negra, procurem e estudem antes de comemorar o natal e ainda mais onde se encontra o espirito da depressão onde muitas pessoas nesta época até mesmo se suicidam.

Deixe uma Resposta.