A Revelação Natural

Muito antes de existir o mundo
“Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus.” (Salmos 90:2)

Como o mundo foi criado?
“Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da sua boca. Ele ajunta as águas do mar como num montão; põe os abismos em depósitos. Tema toda a terra ao Senhor; temam-no todos os moradores do mundo. Porque falou, e foi feito; mandou, e logo apareceu.” (Salmo 33:6-9)

Wbeh0O_j9g/T2qR4BrdTmI/AAAAAAAAA5g/J6zeWCaTiVQ/s1600/o+mundo+22K.jpg">Wbeh0O_j9g/T2qR4BrdTmI/AAAAAAAAA5g/J6zeWCaTiVQ/s200/o+mundo+22K.jpg" width="200" height="198" border="0" />Qual o material usado?
Nada. É simplesmente como está escrito: “Porque falou, e foi feito; mandou, e logo apareceu.” Impossível? Também está escrito: “Eis que eu sou o Senhor, o Deus de toda a carne; acaso haveria alguma coisa demasiado difícil para mim?” (Jeremias 32:27); Cristo declarou: “Porque para Deus nada é impossível.” (Lucas 1:37)

Simples ou complexo?
“Ó Senhor, quão variadas são as tuas obras! Todas as coisas fizeste com sabedoria; cheia está a terra das tuas riquezas. Assim é este mar grande e muito espaçoso, onde há seres sem número, animais pequenos e grandes. Ali andam os navios; e o leviatã que formaste para nele folgar. Todos esperam de ti, que lhes dês o seu sustento em tempo oportuno.” (Salmos 104:24-27)

Perguntas não respondidas
Jó, lançou inúmeras perguntas aos ares. Então um dia Deus também lhe perguntou: Jó, “onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-me saber, se tens inteligência. Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? Ou quem encerrou o mar com portas, quando este rompeu e saiu da madre; quando eu pus as nuvens por sua vestidura, e a escuridão por faixa? Quando eu lhe tracei limites, e lhe pus portas e ferrolhos, E disse: Até aqui virás, e não mais adiante, e aqui se quebrarão o orgulho de tuas ondas empoladas? (Jó 38:4,5,8) Jó não pôde responder estas perguntas elementares. Então ele se humilhou diante de Deus: “Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido; por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza.” (Jó 42:2,6)

Fé simples
Davi sem dificuldade nenhuma reconheceu a soberania de Deus: Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus! Tu ordenaste força da boca das crianças e dos que mamam, por causa dos teus inimigos, para fazer calar ao inimigo e ao vingador. Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo, as aves dos céus, e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares. Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra!” (Salmos 8:1-3,7-9)

O que mais Deus nos ensina através do universo
“Os céus anunciam a sua justiça, e todos os povos vêem a sua glória.” (Salmos 97:6) “Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis.” (Romanos 1:20) “E de um só fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação; para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós.” (Atos 17:26,27)

Por que pensar coisas vãs acerca da obra de Deus?
Diante da majestade de Deus todo ser humano deveria procurar ter um relacionamento com Ele. Deus mesmo nos aconselha assim: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.” (Isaias 55:6-9); “O Senhor é bom para todos, e as suas misericórdias são sobre todas as suas obras.” (Salmos 145:9)

Não devemos confundir
Muitos confundem o Criador com a sua obra e argumentam: Deus é tudo e tudo é Deus. Porém a Palavra de Deus nos ensina assim: “Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor que nos criou.” (Salmos 95:6) Ainda em Salmos 100:3 lemos: “Sabei que o Senhor é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto.” O que ocorreu quando o pecado entrou no mundo? Está escrito: “Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.” (Romanos 1:25) Fomos criados com o propósito exclusivo de trazer glória, louvor e honra ao Senhor. Assim como está registrado no último livro da Bíblia: “Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.” (Apocalipse 4:11) Estamos vivendo segundo este propósito?

Textos relacionados:
Vamos crer ou não?
Razões para confiar
O caráter de Deus em nós

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *