Romanos 5.18: Salvação. Levamos isto a sério?

A Salvação providenciada

Pela Bíblia sabemos que o pecado de Adão e Eva trouxe condenação a todos. Mas a Palavra de Deus também diz que a justiça de Cristo trouxe salvação para quem quiser. Assim está escrito: “Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.” (Romanos 5:18)

Na Bíblia há muitos convites para a salvação. Em Apocalipse 22:17, lemos assim: “E o Espírito e a esposa dizem: Vem! E quem ouve diga: Vem. E quem tem sede venha; e quem quiser tome de graça da água da vida.” Então, o tema central das Escrituras é a salvação na pessoa de Cristo.

Como se explica essa condenação?

VsV6I/T2xls6ddKfI/AAAAAAAAA7g/KbemX4vrTAA/s1600/salva%C3%A7%C3%A3o+25k.jpg">VsV6I/T2xls6ddKfI/AAAAAAAAA7g/KbemX4vrTAA/s200/salva%C3%A7%C3%A3o+25k.jpg" width="200" height="196" border="0" />A base da condenação é a culpa. Após a queda o casal se sentiu culpado daí evitaram a presença de Deus. Hoje não é diferente. Jesus falou: “E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.” (João 3:19) Em Romanos 1:28 lemos: “E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm.” Em Efésios 4:19 lemos também: “Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza.”

Boas obras ajudam em algo?

Uma vez que nos tornamos injustos diante de Deus, nossas boas obras em nada agradam a Deus e tampouco ajudam na salvação. Assim está escrito: “Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo.” (Tito 3:5) Em Isaias 64:6 lemos também: “Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo de imundícia; e todos caímos como a folha, e as nossas culpas, como um vento, nos arrebatam.” É por essa razão que não podemos ser salvos por boas obras. Em Efésios 2:8,9 isto está bem claro: “Pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem de obras para que ninguém se glorie.”

Religiosidade sem compromisso com Deus

Será que faz sentido ser religioso e seguir naturalmente no pecado? Em Romanos 6:1,2 há uma pergunta respondida para nossa reflexão: “Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?” Para que a graça de Deus se manifestou? “A graça de Deus se manifestou trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos que renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivamos neste presente século sóbria justa e piamente.” (Tito 2:11,12)

De volta à comunhão com Deus

Cada um reage de forma diferente ao ouvir a mensagem da salvação. No dia do Juízo final, ninguém poderá desculpar-se diante de Deus caso não tenha sido salvo. A missão do pregador está relatada em Ezequiel 32:7-9: “A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca, e lha anunciarás da minha parte. Se eu disser ao ímpio: Ó ímpio, certamente morrerás; e tu não falares, para dissuadir ao ímpio do seu caminho, morrerá esse ímpio na sua iniqüidade, porém o seu sangue eu o requererei da tua mão. Mas, se advertires o ímpio do seu caminho, para que dele se converta, e ele não se converter do seu caminho, ele morrerá na sua iniqüidade; mas tu livraste a tua alma.” Hoje em dia a boa notícia da Salvação está sendo anunciado em todos os lugares do mundo, através de todos os meios de comunicação.

O exemplo de Noé – o aviso de Deus

O grande Dilúvio foi o juízo de Deus no passado. Em Hebreus 11:7 lemos: “Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.” (Hebreus 11:7) Em Salmos 9:16,17 está escrito: “O Senhor é conhecido pelo juízo que fez; enlaçado foi o ímpio nas obras de suas mãos. Como Cristo ainda não voltou, é tempo de se arrepender. Paulo também pregou sobre a missão que recebeu de Deus. Ele disse que Deus “quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.” (1 Timóteo 2:4-6)

Textos relacionados:
A obediência
O assunto mais importante do mundo
Perguntaram a Jesus

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *