Confessar a Cristo – O que significa?

imagem de confessar a CristoA Bíblia tem o poder que nenhum outro livro tem. Quando lemos ou ouvimos com atenção a sua mensagem a nossa vida é exposta nitidamente diante de nós como em um espelho. Isto acontece simplesmente “porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” (Hebreus 4.12)

O significado de confessar a Cristo

Ouvir a exposição da Palavra nos mostra como estamos diante de Deus, então Ele nos faz compreender que precisamos sempre mudar algo em nossa vida e, muitas vezes se trata de uma mudança radical. Quando de fato cremos na Palavra de Deus haveremos de recebê-lo como Salvador, que é o passo inicial para iniciar um relacionamento com Deus Esta atitude nos levará compreender e amar ainda mais a sua Palavra. Uma confissão autêntica é sempre acompanhada de uma disposição para obedecer a Deus.

É perigoso ler a Bíblia apenas para aumentar o conhecimento. A própria Palavra de Deus nos adverte a respeito desta  atitude. Em Tito 1.16 lemos assim: “Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra.” (Tito 1.16)

Exemplos bíblicos de pessoas que confessaram a Cristo

Na Bíblia, dentre muitos que confessaram a Cristo publicamente, temos o exemplo de um homem cego de nascença o qual fora curado por Cristo. Ele foi expulso da sinagoga quando falou sobre sua cura. Em João 9.35-39 lemos assim: “Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus? Ele respondeu, e disse: Quem é ele, Senhor, para que nele creia? E Jesus lhe disse: Tu já o tens visto, e é aquele que fala contigo. Ele disse: Creio, Senhor. Eo adorou. E disse-lhe Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem sejam cegos.” Este texto nos esclarece que este homem recebeu visão dupla: física e espiritual, melhor dizendo, ele foi salvo!

A necessidade de confessar a Cristo como Salvador

Confessar a Cristo é o único meio para a salvação. Na bíblia, em Romanos 10.9,10 está escrito assim: “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.” Veja mais o que Cristo falou sobre essa atitude: “Qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus.” (Mateus 10.32,33)

Uma vez salvo, quem confessa a Cristo se torna um adorador. Em Hebreus 13.15 lemos assim: “Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.” Igualmente por essa razão o ex-cego declarou: “Creio, Senhor. E o adorou.” Por meio destes textos podemos entender que o nosso nome só será confessado no céu se fizermos essa confissão na terra, antes da morte física.

Confessar a Cristo é também a única forma de sermos vitoriosos sobre o pecado. Porque em Cristo há graça para vencer o pecado. Paulo escreveu ao jovem Timóteo: “Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus” (2 Timóteo 2.2) O resultado de uma vida vitoriosa é ter o nome confessado no céu. Em Apocalipse 3.5 lemos assim: “O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.”

cristo salvador

Então aqueles que fizeram a confissão pública de Cristo além de serem vencedores do pecado também tem a garantia da vida eterna. Em 1 Timóteo 6.12 lemos também: Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas.” (1Timóteo 6.12)

Em fim devemos confessar a Cristo antes que seja tarde demais! Lamentavelmente muitos embora, perdidos, confessarão a Cristo apenas para saber que somente no nome de Cristo havia salvação. Não deixe para reconhecer o poder de Deus após a morte física, confesse-o enquanto é tempo. “Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.” (Filipenses 2.10,11)

Textos relacionados:
Quando ele vier
Por que Cristo ressuscitou dentre os mortos
Quem não precisa nascer de novo?
O verdadeiro significado da páscoa

6 respostas
  1. nilva
    nilva says:

    Louvado seja DEUS, pois é verdadeiro tudo que sai dos lábios de Deus, como ele mesmo disse, os meus pensamentos são mais altos que os vossos pensamentos.

    Responder
  2. Amanda von Gilsa Fischer
    Amanda von Gilsa Fischer says:

    Já aceitei o Senhor Jesus como meu único Salvador. E merecedor de toda honra e toda glória para sempre! Mas como faço isso publicamente?

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *