Reforma Protestante

BaaV4r8qY/s1600/Lutero.jpg">BaaV4r8qY/s1600/Lutero.jpg" alt="A Reforma Protestante" width="137" height="156" border="0" />Outubro – O mês da Reforma Protestante

31 de outubro se comemora o dia Reforma Protestante. Um momento especial na história da humanidade, um momento de avivamento na história da igreja. Não há dúvidas de Martinho Lutero foi um homem enviado por Deus.

Marinho Lutero

Martinho Lutero nasceu em Eisleben, Alemanha, no dia 10 de novembro de 1483. Desde a infância ouvia falar sobre Jesus onde aprendeu a amar e a temer a Deus. Aos 18 anos entrou na Universidade de Erfurt para se formar em Direito, mas terminou optando por Teologia e aos 25 anos foi convidado para ser professor na Universidade de Wittenberg onde ministrou Filosofia e Bíblia. Lutero recebeu o título de Doutor em Teologia. Como um monge católico Lutero nunca pensou fazer uma revolução. O seu maior desejo era ver a igreja católica seguido corretamente os ensinos estabelecidos por Cristo.

As 95 Teses de Martinho Lutero

O papa Leão X querendo concluir a Basílica de São Pedro em Roma, contraiu um empréstimo. Para pagá-lo autorizou os monges a venderem indulgências ─ papéis que, segundo o papa, garantiriam o perdão de Deus. Apesar do erro doutrinário os monges da Igreja Católica saíram por toda a Europa vendendo as indulgências. Lutero pensava diferente. Após conversar com muitos monges e professores sobre esta questão, resolveu expor a perspectiva bíblica do perdão divino ao povo. Lutero adquiriu uma nova visão teológica lendo Romanos 1:17 e Efésios 2:8,9, onde se lê claramente que somos salvos pela fé em Jesus Cristo e não mediante a prática de boas obras.

Lutero passou a argumentar publicamente contra a venda das indulgências. Finalmente no dia 31 de outubro de 1517 fixou na porta da igreja de Wittenberg, uma lista a qual ficou conhecida como “as 95 Teses de Martinho Lutero.” Rapidamente a notícia se espalhou pela Alemanha e em pouco tempo já eram conhecidas em quase toda a Europa. Também foram traduzidas para outras línguas, e pessoas de vários lugares do mundo começaram a discutir as questões levantadas por Lutero. O papa enviou o cardeal Caetano para conversar com Lutero. Este exigiu que Lutero pedisse perdão em público pela sua ofensa à igreja. Lutero replicou dizendo que defendia apenas o que estava escrito na Bíblia. Então foi excomungado pelo papa. Em junho de 1525 casou-se com Catarina de Bora, uma ex-freira. Tiveram seis filhos e abrigaram onze órfãos. Lutero publicou cerca de 400 obras durante a sua vida, entre comentários bíblicos, catecismos, sermões e tratados e composição de hinos. Lutero ensinou aos crentes sobre o sacerdócio universal baseado em 1 Timóteo 2:5, onde Cristo é apresentado como único Mediador entre Deus e os homens e a autoridade exclusiva das Escrituras, em oposição à autoridade de papas e concílios. Uma das principais preocupações de Lutero era que todos pudessem ler a Bíblia tirassem suas próprias conclusões acerca do verdadeiro ensino Cristo, por isso traduziu a Bíblia para o alemão para que todos pudessem lê-la em sua própria língua. Várias de suas obras estão publicadas em diversas línguas modernas. Lutero faleceu em 1546, aos 63 anos em Eisleben.

[Faríamos] “Bem em ouvir novamente a mensagem desses cristãos corajosos que desafiaram imperadores e papas, reis e câmaras municipais, porque suas consciências estavam cativas à Palavra de Deus. seu evangelho da graça livre do Deus todo-poderoso, o Senhor dos Exércitos, conforme o grande hino de Lutero o expressa, o seu destaque à centralidade e ao caráter infalível de Jesus Cristo permanecem em acentuado contraste com as teologias enfraquecidas e demasiado transcendentais que dominam o cenário atual.” (Timothy George)

Veja algumas frases de Lutero:

“Castelo forte é o nosso Deus. Espada e bom escudo.”
“A paz, se possível, mas a verdade, a qualquer preço.”
“A guerra é a maior praga que assola a humanidade; destrói a religião, destrói as nações, destrói famílias. É o pior dos males.”
“Fé é uma firme confiança nas promessas de Deus que por elas eu morreria mil vezes.”
“Não podemos impedir que um pássaro pouse em nossas cabeças, mas podemos impedi-lo de fazer um ninho.”
“Mente vazia é oficina do diabo.”
“No casamento, cada pessoa deve realizar a função que lhe compete. O homem deve ganhar dinheiro, a mulher deve economizar.”
“Nada se esquece mais lentamente que uma ofensa e nada mais rápido que um favor.”
“Uma mentira é como uma bola de neve; quanto mais gira, maior se torna.”
“Os que se amam profundamente, jamais envelhecem; podem morrer de velhice, mas morrem jovens.”

7 respostas
  1. FLÁVIO CARDOSO
    FLÁVIO CARDOSO says:

    A rebeldia de Lutero foi o maior erro da humanidade. Esta história de vendas de indulgência é uma mentira e uma invenção como justificativa e dar fé à uma mentira. Conheço a história da Igreja. Quem construiu a Basilica de São Pedro foi o Império Romano, assim como tantas catedrais e basílicas no inicio do século I e idade médica, que eram construidas pelos Reis. Por tanto o Papa não precisava de dinheiro para construir. A Igreja Católica é a Unica Igreja de Cristo. Não fosse isso, Jesus seria mentiroso. Pois disse …. sobre ti edificarei a MINHA Igreja, e as portas do Inferno não prevalecerão contra ela. ….. Eis que estarei contigo até o fim dos tempos.
    Não é à toa que milhares e milhares de Luteranos, dentre eles grandes lideres estão se convertendo à VERDADEIRA IGREJA DE CRISTO.

    Responder
    • Equipe Semeador
      Equipe Semeador says:

      Caro Flávio Cardoso
      Não estamos aqui para criar uma polêmica, mas se você não sabe, Lutero não foi um rebelde! Ele era apenas um monge católico bem intencionado que zelava pela obediência à Palavra de Deus. Lutero apenas se frustrou com a indisposição da ICAR em reconhecer seu distanciamento das Escrituras, por essa razão ele não pôde permanecer lá. Quanto às indulgências são fatos históricos irrefutáveis. E então, será que todos os historiadores desse mundo estão mentindo e só você está com a verdade?

      Compreenda: Ser a verdadeira de Cristo não é uma questão de declarar, mas de viver a Escritura como ela é! Se Deus é amor, dificilmente os líderes da Igreja de Cristo mandaria para a fogueira e torturaria centenas de inocentes que não concordam com seu modo arbitrário de pensar. Homens assim são apenas tiranos religiosos.

      Os que não tem convicção da verdade das Escrituras apenas escondem-se na religiosidade. Mas os que realmente estão seguindo a Cristo dizem como o apóstolo Paulo: “Eu sei em quem tenho crido.” Em fim, as portas do inferno de fato nunca puderam prevalecer contra a igreja de Cristo. A contra-reforma é a principal prova histórica!

      Responder
      • Kessy
        Kessy says:

        Blog maravilhoso e muito esclarecedor,gostaria de deixar aqui também a resposta dada ao senhor Flávio.
        Gostei muito do esclarecimento do Blog,pois não estamos aqui pra levantar polêmica,e com toda certeza do mundo,Lutero não era um rebelde.

        Responder
    • Rosinete
      Rosinete says:

      Meu amigo o que eu saiba e que esta na Bíblia que diz: sobre ti edificarei a MINHA Igreja, e as portas do Inferno não prevalecerão contra ela. ….. Eis que estarei contigo até o fim dos tempos.
      Nunca vir hora nenhuma Jesus dizendo que era a igreja católica.

      Responder
    • Alesson
      Alesson says:

      Eu também da história da igreja católica, ela ñ foi fundada por Jesus, quando ele disse aquilo ele queria dizer q fundava a verdadeira fé o cristianismo, a igreja católica foi criação do Imperador Constatino, como uma solução para cnter a rebeldia cristã, quanto mais eles matavam mais cristãos apareciam, no início os sacerdote se casavam, depois foi criado o papa, proibiram o casamento dos sacerdotes, e criaram os santos e imagens, só quem esta cego mesmo para ñ vê, o Deus sempre foi contra as imagens, e esculturas sendo adoradas como se fossem deuses, como essa pode ser a verdadeira igreja? Chamam Maria de mãe de Deus, sendo q ela chamava de Senhor, e ele não chamava de mãe, e ainda dão honra e glória, sendo Deus antes de enviar seu filho disse q olhou dos altos céus para baixo e ñ viu um justo sequer, outra coisa ninguém quem morreu esta vivo hoje, exceto Jesus

      Responder
  2. Alesson
    Alesson says:

    Também conheço a história da igreja católica, e quem fundou ela foi o imperador Constantino como uma forma de poder controlar os conflitos por causa dos cristãos, q quanto mais matavam mais apareciam outros, pense bem Cristo sendo o filho de Deus ele era contra o pecado, quando ele disse “sobre esta pedra eu edifico a minha igreja” ele quiz dizer q ali edificava a verdadeira fé o cristianismo tendo agora um intersessor, sendo Cristo contra o pecado, e sendo a idolatria um pecado, vc acha q Jesus é a favor daquelas imagens, e povo se curvando a eles tendo eles como mediadores, o de quem realmente deve receber adoração?

    Responder
  3. Jaime Bartolomeu da Rocha
    Jaime Bartolomeu da Rocha says:

    Parabéns a todas as respostas.É preciso que mais história sejam publicadas, ainda existe muitas pessoas com poucos esclarecimento sobre o assunto.
    Gostaria de poder saber mais história sobre o cristianismo.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *