Reflexões Bíblicas que Edificam !

Reflexões Bíblicas que Edificam ! O sacrifício de Cristo e a religiosidade humana

Leitura de Hoje: Gálatas 1 a 3

vivendo-para-cristo

Na leitura de hoje, começaremos o livro de Gálatas.

Trata-se de uma carta que Paulo escreveu aos cristãos que moravam na Galácia (atual Turquia), região visitada por Paulo em suas viagens missionárias. Os cristãos dessa cidade estavam se tornando “religiosas”. Falsos apóstolos os induziram a acreditar que era necessário obedecer a rituais e costumes judaicos para ser salvo.

Paulo, porém, mostra que eles estavam dando ouvidos a um “outro evangelho”. Se a salvação fosse obtida mediante esforço humano, Cristo não precisaria ter morrido em nosso lugar. Todavia, Cristo morreu para nos salvar, porque nada que o homem fizer por si mesmo o tornará justo novamente, a não ser que pela fé, creia em Cristo e no poder que o sacrifício de Jesus tem para nos limpar de todo o pecado! Não é por mérito que somos salvos e nos tornamos filhos de Deus. É pela fé em Jesus!

Reflexões Bíblicas que Edificam ! A graça de Cristo: a força que a Igreja precisa!

Leitura de Hoje: 2 Coríntios 10 a 13 

graca-de-deus-para-evangelizarLevar o Evangelho e fazer discípulos não é uma tarefa fácil. Na leitura de hoje, Paulo revela aos coríntios todas as dificuldades que enfrentou para anunciar a Palavra de Deus e sua disposição em continuar arriscando sua própria vida. O que o motivava? O zelo e o amor que sentia pelos seus ouvintes e a força que vinha do Senhor Jesus:

“O zelo que tenho por vocês é um zelo que vem de Deus. Eu os prometi a um único marido, Cristo, querendo apresentá-los a ele como uma virgem pura.” (2° Coríntios 11:2)

“Mas ele [Jesus] me disse: ‘Minha graça é suficiente a você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza’. (…) Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco, é que sou forte. (…) Assim, de boa vontade, por amor de vocês, gastarei tudo o que tenho e também me desgastarei pessoalmente. (…) tudo o que fazemos, amados irmãos, é para fortalecê-los. (2 Corintios 12:9-19)

A Igreja de hoje precisa ter esse mesmo sentimento! Que o exemplo de Paulo nos inspire a nos dedicarmos um pouco mais por aqueles que precisam ouvir o Evangelho! Que a graça do Senhor Jesus seja a força que nos motive e nos impulsione a cumprir nossa missão!

 

Reflexões Bíblicas que Edificam ! Reconhecendo o Senhor em tudo

Leitura de Hoje: 2 coríntios 1 a 3

suficiencia-de-cristo

suficiencia-de-cristo

Começaremos hoje a ler a Segunda Carta de Paulo aos Coríntios.

Algo maravilhoso que observamos nessa carta é que Paulo atribuía ao Senhor tudo de bom que acontecia em sua vida. Veja quantas bênçãos Paulo testemunhou ter recebido de Deus, somente nos três primeiros capítulos:

CONSOLO

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações (…).” (2° Coríntios 1:3-4)

LIVRAMENTO

“Ele nos livrou e continuará nos livrando de tal perigo de morte. (…)” (2° Coríntios 1:10)

FIRMEZA

“Ora, é Deus que faz que nós e vocês permaneçamos firmes em Cristo.” (2° Coríntios 1:21)

OPORTUNIDADE

“Quando cheguei a Trôade para pregar o evangelho de Cristo e vi que o Senhor me havia aberto uma porta (…)” (2° Coríntios 2:12)

CAPACIDADE

” (…) a nossa capacidade vem de Deus.”
(2° Coríntios 3:5)

TRANSFORMAÇÃO

“E todos nós (…) estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.” (2° Coríntios 3:18)

Paulo reconhecia que Deus era tudo em sua vida. O mérito era sempre do Senhor. Precisamos ter essa mesma atitude! Pense em tudo o que Deus tem feito por você. Exalte a Ele e o reconheça em todos os seus caminhos!

 

Reflexões Bíblicas que Edificam ! Existe vida após a morte?

Leitura de Hoje: 1 coríntios 13 a 16

esperar-em-cristoTanto no tempo de Paulo quanto nos nossos dias, é comum encontrarmos pessoas que não acreditam na vida após a morte! Paulo, porém, no final da sua Primeira Carta aos Coríntios, afirma:

“Se é somente para esta vida que temos esperança em Cristo, somos, de todos os homens, os mais dignos de compaixão.” (1° Coríntios 15:19)

O que Paulo está mostrando é que a nossa esperança no Senhor não deve estar restrita a esta vida. Haverá um dia em que os mortos ressuscitarão e os que estiverem vivos serão transformados. Como Jesus, teremos um corpo espiritual, imperecível, revestido de glória e de poder, incorruptível e imortal!

Qual é a garantia de que tudo isso acontecerá? A ressurreição de Cristo, que foi testemunhada por mais de 500 pessoas, inclusive, pelo próprio Paulo! (1° Coríntios 15:3-8; Atos 9:1-18)

Assim como a morte veio por meio de um só homem, Adão, a ressurreição dos mortos também veio por meio de um só homem, Jesus Cristo! Em Adão todos morrem, mas em Cristo tornaremos a viver!

Valerá a pena ser fiel a Jesus, servi-lo e ser perseguido por causa dele. Nada disso será em vão, porque não permaneceremos sepultados, mas viveremos para sempre com Jesus!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *