Porque você tem pensamentos terríveis mesmo que você não queira?

São muitas as pessoas que sofrem com pensamentos involuntários, eles vêm a qualquer momento: no trabalho, na escola, no trânsito, em conversas, e até mesmo na igreja, porém são mais constantes quando a pessoa está sozinha. Nesse momento a pessoa é bombardeada por diversos tipos de pensamentos chamados de: “pensamentos involuntários”. Eles são ilimitados, por isso são infinitos em todas as áreas: na sexual, familiar, e até mesmo com relação a Deus, desde da sua existência até coisas impuras, podendo gerar uma dúvida em sua fé.

Quando esses pensamentos podem se tornar reais?

Quando a pessoa passa muito tempo sozinha pensando esse tipo de coisa, e quando em seu histórico já existe algum tipo de trauma não tratado, essa pessoa torna-se uma presa fácil podendo está à um fio de colocar tais pensamentos em prática, e dependendo de cada pessoa, aquilo que estava só no coração pode agora ser expressada por palavras, gestos, ou até mesmo chegar a cometer o ato pensado.

Além de não ser nenhuma novidade o fato é que muitas doutrinas e ideologias foram formadas por pensamentos involuntários e que sem sombra de dúvidas não saber lidar com isso pode ser muito perigoso. Há quem pense que esse tipo de pensamento se trata de uma doença conhecida por: Transtorno Obsessivo-Compulsivo ( TOC ), e prometem cura por vários tipos de métodos, porém nos parágrafos seguintes veremos que esse Transtorno Obsessivo-Compulsivo, ou pensamentos involuntários, não se trata apenas de um desequilíbrio mental.

Quem realmente tem esse tipo de pensamento? E de onde eles vêm?

A Bíblia diz que os pensamentos procedem do coração do homem, o coração de todo o homem foi corrompido pelo pecado, ela  diz que o coração do homem é mal, enganoso, corrupto (Jr 17:9) e maligno (Jr 7:23,24), todos os homens, quando o pecado entrou no mundo, toda raça humana foi afetada no coração, as escrituras nos revelam que todo homem é dotado de pensamentos malignos involuntário, em consequência do pecado, porque todos pecaram, (Rm 3:23 e Rm 5:12).

pensamentos involutários

Em (Mateus 9:4) diz: “Mas Jesus, conhecendo-lhes os pensamentos, disse: Por que pensais o mal em vossos corações”? Vejamos também (Jeremias 4:14) que diz: “Lava o teu coração da maldade, ó Jerusalém, para que sejas salva; até quando permanecerão em ti os teus maus pensamentos”? Jesus afirma que é do coração que vem os maus pensamentos, (Marcos 7:21). Sim, é do interior, do coração dos homens, que procedem os maus pensamentos, as prostituições, os furtos, os homicídios, os adultérios, biblicamente podemos afirmar que todos os homens estão sujeitos a sofrer com pensamentos involuntários, pois todo homem tem um coração, e esse foi corrompido pele pecado.

Deus vai julgar os pensamentos do homem?

A lei de Deus está no coração de todos os homens, crentes descrentes, ateus, etc. e a própria lei condena a todos, os que sabem disso e os que não sabem! (Rm 2:12-13) diz: “Porque todos os que sem lei pecaram sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram pela lei serão julgados”, a Bíblia diz que Deus vai julgar os segredos da coração dos homens (Romaos 2:14-16), no verso 16 diz: “No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Cristo Jesus, segundo o meu evangelho”. A lei condena todo homem, pois ela é santa, perfeita e justa, e o homem injustos e pecador (Rm 7:12-14).

E agora! o que fazer?

Sabemos que a Lei serve como padrão de santidade para que todo homem seja condenável e mentiroso diante de Deus, (Rm 3:19), (Rm 3:3-7), Deus vendo que pela Lei todo homem foi considerado culpado, Ele providenciou um escape, enviando seu filho Jesus para que o homem saia de debaixo da maldição ou condenação da Lei, pois Jesus não veio para acusar ou condenar (João 5:45), (Jo 3:17-19), mas para salvar, para levar pecadores ao arrependimento (Lc 5:32). É somente Através do arrependimento e da fé em Jesus Cristo, que temos a garantia de salvação e libertação dos pensamentos malignos (Isaias 55:7-9) porque Deus nos dá um novo coração (Ez 36:26) e somos transformados em nova criatura (2 Co 5:17).

Jesus chama esse processo de “O novo nascimento” em (Jo 3:3,6), e só pode nascer de novo quem já morreu (2 Co 5:14,15), quando recebemos a Jesus como salvador, morremos para o pecado e vivemos pra Deus (Rm 6:10-14). Agora não há mais condenação (Rm 8:1), pois os que foram ressuscitados em Cristo não são guiados pelos pensamentos (Ef 2:1-9), mas pelo Espirito (Jo 16:13), (Gl 5:16,24,25), se alguém quer ser livre venha pra Cristo (Mt 11:28-30) ele é a nossa liberdade e a nossa paz.

Deixe os seus maus caminho e se converta ao único que pode te livrar, pois Ele é quem sabe o que é melhor para você, -“Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais” Jr 29:11”.

—Mas eu já sou crente e frequento a igreja já faz muito tempo e nunca parei de sofrer com esses pensamentos, o que eu faço? Alguém assim pode dizer. Nós cremos que a palavra de Deus é a verdade e suas promessas também, por isso se alguém está nessa condição, é necessário avaliar-se a si mesmo e se arrepender dos maus caminhos, talvez você nunca teve um verdadeiro encontro com Jesus e nunca nasceu de novo, quem sabe você só está inda a igreja, servindo, dizimando, ofertando ajudando, pastoreando, mas nunca ressuscitado com Cristo.

Avalie-se, no que você tem ocupado os seus pensamentos? Será nas novelas, nos programas te Tv, em filmes, em música mundanas, em pornografias, compare sua vida diária com a vida de Jesus e veja se você está em paz com Deus, (Fp 4:8-9), a palavra “cristão”, significa pequeno cristo ou cópia de Cristo, você é um cristão? Neste caso é preciso ter fé, porque Ele prometeu completar a boa obra em sua vida (Fp 1:6) e aquele que fez a promessa é fiel para cumprir.

Deus Abençoe a Todos!