DISCIPULADO / Estudo Bíblico Conhecendo a Deus. Como  Podemos conhecê-lo?

Onde podemos aprender sobre Deus? Somente a Bíblia explica o plano de Deus para a nossa existência. Já vimos que não é objetivo das Escrituras provar a existência de Deus. Todas as afirmações em sua Palavra sobre Deus são definitivas. Tudo, o homem e o universo são provas de sua existência. O sistema solar com seus bilhões de estrelas incluindo o nosso planeta com toda a sua biodiversidade… Tudo isto revela que há um criador. A Bíblia diz que Deus é o criador de todas as coisas. (Gn 1 e 2; Sl 19:1-4😉 Então temos que decidir se creremos nele ou não. (João 14:1) O Salmo 14:1 fala sobre os que não crêem, os quais não obedecem ao Senhor.

Desde a entrada do pecado no mundo, quando o homem ficou destituído da glória divina, Deus não pode ser plenamente conhecido pelo homem. (Leia Ex 33:20; Jo 1:18; 1 Tm 6:16) Porém Ele deixou uma promessa à humanidade que enviaria o Messias, o Cristo ao mundo para restaurar a comunhão rompida no Éden. Cristo é o cumprimento dessa promessa. Ele é a revelação de Deus ao homem. Filipe, um dos apóstolos de Cristo desejou ver o Pai. Jesus respondeu-lhe assim: “Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.” (João 14:9,10) Em Cristo habita toda a divindade. (Leia Cl 2:9; Hb 1:3) Não estamos abandonados à própria sorte. Jesus Cristo é Deus conosco. (Mt 1:23)

Conhecendo a Deus

Em João 3:16 lemos que “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Se Deus nos amou quando éramos ainda inimigos dele, imagine agora que fomos reconciliados com ele através de Cristo! Somente a graça de Deus pode explicar este grande privilégio! Veja ainda o que está escrito sobre esta fato:

“Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)” (Efésios 2:4,5)

“Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.  Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” (Romanos 5:6-8)

Ao receber a Cristo fomos adotados na família de Deus. Deus se tornou nosso pai e agora podemos desfrutar do grande privilégio de sermos filhos dele. Paulo explicou isto aos irmãos de Roma:

“Porque não recebestes o espírito de escravidão, para, outra vez, estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos, logo, herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.” (Romanos 8:15-17)

A palavra aba é íntima e pessoal, usada exclusivamente por crianças se dirigindo aos pais. (Equivale a papai) Deus é um pai amoroso e sempre desejou estar ao nosso lado. Leia Mt 7:9-11. Cristo almeja fazer morada no homem, e manter um relacionamento permanente com ele. (Jo 14:23) Desde a queda, por causa do pecado, o caráter do homem ficou danificado. Cristo veio para que o caráter dele seja formado novamente em nós. Isto é possível quando cremos e obedecemos Sua Palavra diariamente. É o Espírito Santo que opera essa transformação. Em 2 Coríntios 3:18 lemos: “Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.” Veja o Estudo sobre O Batismo com o Espírito Santo.

conhecer-deus

ATRIBUTOS MORAIS (RELACIONADOS AOS SERES MORAIS POR ELE CRIADOS)

Leia as passagens bíblicas abaixo referente a alguns dos atributos de Deus:

Retidão – É impossível Deus errar. (Sl 111:7,8) Perfeição é sua meta para nós. (Gn 17:1; Sl 89:14-15)

SantidadeDeus é santo. Ele é moralmente perfeito. (Is 6:3; 1 Sm 2:2; 1Pe 1:15) Santidade significa ser “separado do pecado e consagrado a Deus.” (Lv 20:8,26; 2 Tm 2:9; Hb 12:14)

Justiça – É a santidade de Deus em ação. (Dt 32:4; Sl 98:9) Deus é imparcial: (2 Cr 19:7; Lv 19:35-37)

Fidelidade Deus é fiel e, portanto digno de confiança. Ele não falha. Podemos descansar em suas promessas. (Hb 6:18; Js 21:45; Is 34:16) Temos que ser fiéis: (Lc 16:10; 1 Co 1:9; 4.2; Hb 3:12)

Misericórdia – Ele espera que os pecadores se arrependam. (Ef 2:4-6; Tt 3:5 Lm 3:22; Lc 6:31; 1Pe 3:8)

Amor – Amor sacrificial por nós. (Jo 3:16; Ef 2:4,5; 5.2; 1 Jo 2:9,10; 3.14; 1 Jo 3:16)

Verdade – Ele é a verdade absoluta. É impossível que Ele minta. (Tt 1:2; Nm 23:19; Cl 3:9; Ef 4:25)

Bondade – Ele concede bênçãos às suas criaturas. (Sl 103:10; 136.1; Na 1:7; Rm 15:14; 2Pe 1:5)

ALGUNS ATRIBUTOS DE DEUS RELACIONADOS A SI MESMO E AO UNIVERSO:

Onipotência – Somente Ele tem todo poder para realizar o que ele deseja. (Mt 19:26; Sl 33:6)

Onipresença – Somente Ele é infinito e se faz presente em todos os lugares. (Jr 23:24; Sl 139:7-12)

Onisciência – Somente Ele tem conhecimento de tudo mesmo antes que aconteça. (Sl 139:1-4; 1Cr 28:9)

Soberania – Deus governa sobre todos. Ele é o dono de tudo (1Cr 29:11,12; Ag 1:14) Nada está fora de seu controle. Todos os seus planos serão realizados segundo sua vontade. (Sl 103:19; Jó 42:2; Is 46:10)

“Há um vazio do formato de Deus no coração de cada ser humano que não pode ser preenchido por nada que tenha sido criado, mas somente por Deus, o criador, que se deu a conhecer através de Cristo”  (B. Pascal)

Veja abaixo a série de Estudos Discipulado:

4 respostas
  1. ROLLINEI LOPES
    ROLLINEI LOPES says:

    Olá, quero agradecer a deus pelo ministro de vcs primeiramente, e depois agradecer a todos vcs que são membros desse blog maravilhoso levando a palavra de Deus a muitas pessoas. Obrigado a todos …

    Responder
    • Leandro Souza
      Leandro Souza says:

      À Graça e a Paz do Nosso Senhor Jesus Cristo!
      Quero à Deus louvar pelas vidas de cada um que compõem esse blog, que leva a palavra de Deus para aqueles que tem o desejo de conhece-lo mais. Salomão em sua sabedoria tinha tudo o que um homem poderia ter, mas ele pediu a Deus sabedoria e conhecimento, que possamos a cada dia pedir a nosso bom Deus sabedoria e conhecimento de sua Palavra que é fonte de vida.

      Responder
  2. EV.CELSO B. LUIS
    EV.CELSO B. LUIS says:

    DEUS SEJA LOUVADO! AMADOS EXELENTE TRABALHO E ENSINAMENTOS ! PESSO A VOZ QUE CONTINUEM COM ESE TRABALHO POIS FORTALESEM AS ALMAS A PERMANECER NO SENHOR E A RESPOSTA DE VARIAS PERGUNTAS E DUVIDADAS DE ALGUEM RECEM CONVERTIDO AQUE SE ENCONTRÃO.
    QUE DEUS LHES FAÇA O BEM!

    EVANGELISTA:CELSO

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *