Pensamentos involuntários – Como se livrar deles?

Pensamentos suicidas, pensamentos criminosos, pensamentos de blasfêmia contra Deus e o Espírito Santo. Será que um ser humano em suas condições normais pensaria dessa forma? Sabemos que existe um distúrbio psiquiátrico de ansiedade conhecido na psicologia como TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo) Sua causa ainda é desconhecida para a medicina e psicologia, entretanto o que vamos dizer aqui trata-se de uma opressão diferente, assumindo um aspecto maligno, e isto pode ser identificado como algo proveniente do mundo espiritual.

Certo dia, eu acabava de chegar da escola bíblica dominical e um jovem desesperado parou sua moto próximo à calçada de nossa resistência dizendo: “Estou precisando de ajuda e tem que ser rápido” continuou ele, já descendo do veículo: “Há dias venho sendo atormentado com uns pensamentos estranhos. Esta manhã esses pensamentos vieram mais fortes. São vozes de comando para eu cometer um crime. Ainda estou com esses pensamentos aqui. Eu não quero fazer isto, mas não consigo parar de pensar assim. Estou sendo como que empurrado por estes pensamentos. Estou em desespero e não sei mais o que fazer.  O que pode ser isso? Eu não estou entendendo nada.”

pensamentos involutários

Imediatamente lembrei de um outro episódio sobre um amigo meu que é pastor. Certo dia ele recebeu a visita de um jovem que dizia amar a sua esposa e filhos, mas que ultimamente quando estava à mesa com eles, lhe vinham estranhos pensamentos para assassinar os filhos! Ele não compreendia como isso era possível. Como ele mataria seus próprios filhos a quem tanto amava? Muito angustiado ele se dirigiu à igreja em busca de ajuda e o pastor lhe disse que viesse à noite e oraria por ele e pela família. Mas a opressão naquele dia foi muito mais forte do que a falta de discernimento do pastor. Exatamente às 18:00 o jovem cometeu o crime assassinando suas duas crianças! Na delegacia ele chorava inconsolavelmente. E olhando para cima ele perguntava: Como isto aconteceu? Como eu fui capaz de fazer isso? Eu nunca faria isso! Meu Deus estou perdido, acabei com a minha vida!

Caros amigos e irmãos. Este relato é chocante. Para alguns pode parecer difícil de acreditar. Uns vão dizer que esse rapaz é um psicopata. Mas vamos ao que interessa: Quando lembrei deste triste episódio não hesitei e convidei o jovem para entrar e após alguns minutos de conversa disse-lhe que se tratava de uma forte opressão maligna mesmo. E ali fizemos uma oração por ele, com imposição de mãos, expulsando toda a força do mal que o instigava a cometer o crime. Após a oração ele confessou que havia saído de si um grande peso, e que se sentiu completamente livre.

A Bíblia não se omite em falar sobre a opressão maligna. O apóstolo Pedro foi testemunha ocular de muitas libertações que Jesus operou. Em Atos 10:38 Pedro escreve assim: “Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.”

Jesus mesmo declarou:

Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” (João 8:36)

Satanás é o autor do pecado e de toda opressão. Quando enfrentamos dificuldades, desapontamentos, constrangimentos e outros sentimentos negativos ele oferece o suicídio ou a vingança como solução, e assim muitos tem obedecido à sua voz trazendo para si incalculável prejuízo.

Nem mesmo quem serve a Jesus fielmente está isento desse tipo de ataque por parte do maligno. O diabo lança pensamentos de blasfêmia a fim de pensarmos somos os autores deles! Imediatamente ele passa a acusar dizendo que  não há mais perdão e em fim ele passa a torturar com pensamentos de condenação eterna! Saiba mais sobre este assunto lendo este texto: blasfemei contra o Espírito Santo?

Falamos sobre esse tipo de opressão porque sabemos que há pessoas oprimidas pelo diabo e não sabem detectar a origem do problema. Se você se encontra em algum tipo de opressão, ou conhece alguém que se sente assim, não hesite: procure ajuda. Converse com um pastor de sua cidade e peça oração. E se ainda não fez a sua decisão de iniciar um relacionamento com Jesus Cristo, receba-o como Salvador o mais breve possível. Somente Cristo pode libertar de toda opressão maligna. Não aceite conselhos de que precisa desenvolver a tal mediunidade. Isso é apenas uma isca para ser fisgado definitivamente pelo diabo. Jesus tem um propósito maravilhoso em sua vida. Em João 3:16-18 lemos assim:

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.”

Em 1 Pedro 5:7,8 temos um conselho para lançarmos sobre Cristo as nossas ansiedades: “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.” A Boa notícia é que Cristo nos liberta de todo tipo de sofrimento.

9 respostas
  1. Klaylton Fernando
    Klaylton Fernando says:

    Os pensamentos involuntários em minha vida já me torturaram muito. Muitas vezes cheguei a pensar que eu era mau e que o Espírito de Deus não habitava em mim, até que um dia compreendi que o inimigo se levantava facilmente de todas as formas para que nos desviar dos caminhos de Deus. Pois da forma como eu pensava -achando que eu era mau – cheguei a pensar em sair da igreja. Seria mais uma vitória do inimigo.

    A solução que encontramos para parar com esses pensamentos é só através de orações. É como diz a Palavra: “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” (João 8.36)

    Que esse texto possa abençoar muitas pessoas, que passam por esse tipo de aflição.

    • Deusilan
      Deusilan says:

      Nossa mente é um campo, onde muitas batalhas são travadas, nela haverá espaço para duas pessoas atuarem, trazendo bons pensamentos, o Espírito, os maus o Diabo com seus dardos inflamados.Essa reflexão e relevante, pois abrange também pessoas evangélicas, muitas vezes incompreendidas em suas angústias.Importante discernir para tomar as decisões adequadas e orientar com sobriedade.O Livro de Joyce Meyer_ Campo de Batalha da Mente é uma leitura muito proveitosa sobre esse assunto.Neste texto não nada a acrescentar.

    • Bianca
      Bianca says:

      Olá, graça e paz, eu tenho apenas 11 e já tive pensamentos maus contra Jesus, mais eram pensamentos involuntários, e eu não conseguia parar, achava que aqueles pensamentos eram meus, mais eu sei quem não é, li a postagem: Blasfemei contra o Espirito Santo? nesse mesmo site, li o testemunho e não me canso de ler, por que é impressionante, bom li também alguns comentários sobre como se livrar destes maus pensamentos:

      1- Ore, e peça a Deus para te ajudar a vencer esses pensamentos, por que sem Deus vc nada pode

      2- Quando vinher esses maus pensamentos, aperte a mão bem forte e diga afasta (irá afastar o mal)

      Bom essas são as minhas dicas
      Beijos para todos vcs, fiquem com Deus só não esqueça de ler a Biblia

  2. Cristhiane
    Cristhiane says:

    Louvado seja o nome do Senhor Deus e o nome do Senhor Jesus por esse texto! É muito importante esse assunto, é realmente muito sério!

    Vejo aqui nesta postagem no site de vocês mais uma providência de Deus.

    A paz seja convosco! Deus os abençoe.

  3. hevelyn
    hevelyn says:

    esse texto foi de grande ajuda pra mim pois estou passando por opressao maligna esses pensamentos surgem de blasfemia contra o espirito santo ai eu penso mais eu como eu posso pensar isso se eu o amo ai logo me descanso mais ai quando estou bem piora ainda mais quando estou em jejum chego ate pensar em suicidio estou perto do meu batismo e as vezes penso em desistir tenho apenas 17 anos e tenho meus sonhos na casa de Deus,nao quero passar minha eternidade no inferno estou orando muito e espero que assim possa me Libertar dessa tortura !! amem

    • Cristhiane
      Cristhiane says:

      Hevelyn, a paz do Senhor!

      Quero te dizer uma coisa MUITO IMPORTANTE: O inimigo é o acusador! ele é mentiroso e insere nos pensamentos as coisas que ele quer que a pessoa pense – ele tem poder (se a pessoa deixar ele agir sozinho na vida) mas ele é FRACASSADO e DERROTADO quando a pessoa se AGARRA e procura um encontro real com Jesus.

      O inimigo age assim:
      1) primeiro ele coloca pensamentos dele na mente da pessoa(ódio de Deus e das coisas de Deus, confusão mental, desânimo para desistirmos, acusações contra nós mesmos, e outros tipos de pensamentos desesperadores e ruins),é possível que sonhos ruins também;

      2) depois ele faz a pessoa se sentir culpada por causa dos pensamentos que ela teve, sentir que não será ouvida por Jesus e que não será alcançada pelo amor de Deus; – o que é mentira porque Deus amou de tal forma o mundo que deu seu Filho unigênito por nós. E Jesus disse: “Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.” (João 6:37)

      3) Então com isso, o inimigo faz a pessoa se afastar de Deus (a intenção dele é esta: deixar você bem longe do altar de Deus, pois quando estamos sob a proteção de Deus o inimigo NÃO PODE agir sem a permissão de Deus), e quando a pessoa se afasta o inimigo ENTRA na vida dela…

      4) Depois disso o inimigo pode conseguir fazer a pessoa cometer atos pecaminosos, de ódio contra o próximo (como por exemplo: assassinatos, brigas, separações, adultério, mentiras, outros e até suicídio);

      Essa é a tática do inimigo pela minha opinião, por observação e por experiência do que vivi em parte do que escrevi (porque o inimigo veio para matar, roubar e destruir). Mas não se preocupe!!

      Se você buscar ter comunhão com Deus, essas coisas não passarão de mentiras… A palavra de Deus diz: “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
      Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.” (Efésios 6:10-11)

      Você vai vencer essas coisas assim: SE BATIZE, não desista! (é o passo mais importante da sua vida, porque com o batismo você assume que o Senhor Jesus é o seu dono!)

      Tenha comunhão com Jesus assim, e use estas armas contra o diabo:

      a) com Fé (a fé é o princípio de tudo) – Busque ouvir pregações, porque a fé vem de ouvir a palavra de Deus, e Jesus é o autor e consumador da nossa fé;

      b) com a leitura da Bíblia – ela é como água e sabão que vai nos lavando e nos limpando, e nos faz conhecer a Vontade de Deus. (sugestão: marque 1 hora, para ler pelo menos um capítulo da bíblia por dia);

      c) não dê ouvidos ao inimigo e obedeça a Palavra de Deus (a palavra de Deus diz: “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” Tiago 4:7) – uma senhora me disse um dia (mais ou menos assim): O pecado é como um passarinho que vem sobre a nossa cabeça e que se você deixar ele vai sentar e fazer ninho na sua cabeça, por isso você tem que expulsar ele. Se você não deixar ele não vai fazer ninho… Assim também é com estes pensamentos que você tem por enquanto, quando eles vierem diga que você rejeita esses pensamentos em nome de Jesus.

      d) com oração a Deus em nome de Jesus – a palavra de Deus diz vigiai e orai sem cessar e ainda: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” (Marcos 14:38)

      Quanto a fazer jejum, comece a fazer sempre que sentir desejo no seu coração, principalmente depois de você ter se batizada! É uma arma contra o inimigo, veja o que diz a palavra de Deus: “Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum.” (Mateus 17:21). “E disse-lhes: Esta casta não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum.” (Marcos 9:29)

      E Não fique sozinha! Converse com seu pastor ou pastora sobre seus medos e peça ajuda, também peça para eles te ungirem e orarem por você.

      O Senhor Deus tem grande propósito sobre sua vida!
      Deus te abençoe em nome de Jesus.

  4. Marcio vinicius
    Marcio vinicius says:

    Obrigado muinto obrigado esses pensamentos vião toda vez Mais graças a Deus estou min livrado desses pensamentos Que Deus E bom e Fiel e senpre manda pessoas a esse mundo pra ajuda as Outras louvado seja o nome Do senhor Jesus toda vez que esses pensamentos vem n tenha medo ore e peça a Deus que li proteja que ele ti escuta e nunca ti nega nada Que todos sejan abençoados em nome De nosso salvado Jesus Cristo que Deus abençoe a Todos *-*♥♥

  5. Augusto
    Augusto says:

    Eu sofro de transtorno de ansiedade generalizada e ainda tambem com esses pensamentos involuntarios de blasfemia contra o Espirito santo, fiquei surpreso quando vi esse e outros sites tambem falando sobre este assunto foi um alivio porque eu achava que somente eu passava por isso e sempre sofri calado, sempre em estado de agonia e tormento por conta desses pensamentos, mesmo apesar de eu ir pra igreja e Deus falar comigo esses pensamentos continuam, mesmo que de forma menos agoniante, como se ja não bastasse meus problemas emocionais, sou paranoico tambem, no momento me encontro afastado mas eu tenho esperança de voltar e Deus me libertar completamente mas me falta força e minha fé que antes era grande e inabalavel ficou fraca, faço tratamento psicologico porem nunca toquei nesse assunto com minha psicologa mas pretendo falar, peço aos amados irmaos que me ajudem em oração, minha vida ta muito complicada :(!!!

Os comentários estão fechados.