Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida

eu-sou-o-caminho-a-verdade-e-a-vidaDisse Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao pai a não ser por mim.” (Jo 14.6)

Por que Jesus falou assim?

1. Eu sou o caminho… No início do mundo Adão e Eva foram induzidos ao caminho do erro daí o nosso entendimento ficou assim: “Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim deles são caminhos de morte!” (Provérbios 14.12) Mas a Bíblia diz também: “Bom e reto é o Senhor. Ele ensina o caminho aos pecadores.” (Salmos 25.8)

2. Eu sou a verdade… Satanás é o pai da mentira! Ele disse que o homem seria como Deus, mas Eva confessou: “A serpente me enganou e eu comi” (Gênesis 3.13) De fato, o prazer do pecado é apenas ilusão por isso Deus deseja “que todos os homens se salvem, e venham ao pleno conhecimento da verdade!” (1 Timóteo 2.4)  A Bíblia nos alerta: “O salário do pecado é a morte, mas dom gratuito de Deus é a vida eterna, em Cristo Jesus nosso Senhor.” (Romanos 6.23)

3. Eu sou a vida… Após o pecado de Adão e Eva a humanidade ficou separada de Deus – a fonte da vida. Está escrito: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.” (Romanos 3.23) Mas Deus nos deu uma esperança!  Assim está escrito: “Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos.” (Tito 1.2)

4. Ninguém vem ao pai senão por mim. Cristo é o único caminho de volta a Deus. Para habitar com Ele é preciso confessá-lo como Salvador. Veja: “Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo, visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. (Romanos 10.9,10) Você já fez essa confissão?

Textos relacionados:
O que significa confessar a Cristo
Você sabe mesmo porque Cristo veio ao mundo?

preparar-sermoes

20 respostas
  1. Pedro Constantino
    Pedro Constantino says:

    Paz do Senhor amados nos que aceitamos a Cristo como nosso Salvador e que morreu na Cruz por nos temos que ser felizes porque ele nos ama. Amem

    Responder
  2. Leonardo
    Leonardo says:

    Jesus quando disse ser o caminho, a verdade e vida, estava falando com pessoas que viviam na antiga aliança, onde um ritual era feito uma vez por ano. O sacerdote passava poor algumas etapas até chegar ao santo dos santos, e as etapas eram exatamente o caminho, a verdade e a vida. Hoje não precisamos mais seguir esse ritual, porém devemos passar pelo mesmo processo, só que em Jesus apenas.

    Responder
  3. Eliana Mendes
    Eliana Mendes says:

    Por isso que nenhuma igreja levara ao céu. Pois o próprio Cristo disse: eu sou o caminho,a verdade e vida,”ninguém” vem ao pai senão por mim! A palavra de Deus nao falha.

    Responder
    • Equipe Semeador
      Equipe Semeador says:

      Querida Eliana,
      Se você não sabe, a igreja foi fundada pelo próprio Cristo! (Leia Mateus 16.18) Em Atos 20. 28 também lemos: “Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.”

      A igreja é sim o meio pelo qual o mundo será alcançado. Em Atos 2.47 lemos sobre muitas pessoas que se convertiam através dela: “Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.”

      Na igreja estão incluídos crentes das diversas denominações que vivem o puro Evangelho de Cristo. Apenas um exemplo: Em 1 Coríntios 1.2 lemos: “À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:” (1 Coríntios 1.2)

      Portanto, muito cuidado com opiniões baseadas no senso comum. Oriente-se pelas Escrituras.

      Responder
      • Ademar A Nardelli
        Ademar A Nardelli says:

        Que Jesus disse que Ele era o Caminho a verdade a Vida. Ninguém vai ao pai se não for por mim. Acredito que ele nao falou assim, isso foi atualizado como forma única de ser uma pessoa de bem. Cristo pelo que li em algumas passagens era mais Humilde.
        Sou Católico, frequento a igreja e muitas vezes em situações de duvida eu me pergunto como Jesus faria se estivesse no meu lugar.

        Responder
        • Equipe Semeador
          Equipe Semeador says:

          Querido Ademar, verifique em sua Bíblia católica as passagens abaixo e não duvide de que Cristo é o único que pode nos salvar. Você está querendo insinuar que alguém mais pode nos garantir a salvação? Bom, se for isso cuidado, pois o ensino da salvação exclusiva em Cristo é constante nas Escrituras, de Gênesis a Apocalipse. Por exemplo em atos 4.12 lemos: “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.”

          Quem deposita fé em outra pessoa na terra será condenado, pois na terra todos, sem exceção pecaram. Está escrito: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.” (Romanos 3.23,24)

          Ainda sobre a crença exclusiva em Jesus está escrito: “Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” (João 3.17,18)

          Toda adoração deve ser a Cristo. Está escrito: “Ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém.” (1 Timóteo 1.17) Se somente Jesus é Deus, por que depositar fé em outra pessoa? Em Isaías 45.20 está escrito: “Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das nações; nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar.” (Isaías 45.20)

          Se alguém deseja a vida eterna terá de se humilhar e aceitar o ensino da Palavra de Deus. A Bíblia é clara sobre a exclusividade da salvação em Jesus: “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” (João 17.3).

          Jesus já esteve em seu lugar e pagou o preço de seus pecados e de toda humanidade. Reconheça isto e receba-o como seu único Salvador e seja salvo.

          Responder
  4. Andrea
    Andrea says:

    Com certeza o Mestre Salvador Ungido do Criador é o único caminho pela qual podemos ser salvos, mas não é em templos feito por mãos humanas e sim em verdade e espírito como esta nas escrituras sagradas, devemos seguir o exemplo dele e guardar todos os mandamentos, leis e ordenanças que o Criador deu, pois nenhuma vírgula ou advertências dos profetas foram tiradas, Devemos cumprir todos os mandamentos como Ele cumpriu. Pois crê nele não é falar de boca, e sim seguir os exemplos do nosso Salvador praticando as suas Obras pois a fé sem as obras está morta. E Obedecer os mandamentos é o principio da Salvação.
    Antes de responderem alguma coisa leiam pelo menos a passagens que passo agora. Sempre pedindo a bênção do Criador para entendimento sobre as escrituras sagradas antes :).
    João 2:19
    João 4:20-24
    Mateus 5:17-19
    Êxodo 20:1-18
    Isaias 56:1-7
    Tiago 2:10-13
    João 14:8-15
    João 14:21
    Isaias 66:1-2
    Atos 7:47-50
    Tiago 2:14-26

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *