mateus-5-12-13

Os extraordinários ensinos de Cristo

[framed_box bgColor=”#c8d7ea”]Leitura de Hoje (27 de set/2015): Mateus 4 a 9[/framed_box]

mateus-5-12-13Na leitura de hoje, vamos ler os capítulos 5, 6 e 7 de Mateus. Nesse texto, encontramos o chamado Sermão da Montanha. Em resumo, Jesus chamou seus discípulos para uma nova maneira de viver. Vamos destacar alguns trechos:

1) Ele nos ensinou quem é realmente feliz! (Mateus 5.2-12)
Para Deus, as pessoas humildes, misericordiosas, que têm fome e sede de justiça, pacificadoras e puras de coração estão entre as pessoas “bem-aventuradas” que receberão o Reino de Deus, serão consoladas, serão chamadas filhas de Deus e o verão!

2) Ele nos ensinou a lidar com a perseguição!
“Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa, os insultarem, os perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a sua recompensa nos céus, (…)” (Mateus 5.11-12)

3) Ele nos ensinou a ser a diferença neste mundo!
“Vocês são o sal da terra. (…) Vocês são a luz do mundo. (…) brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.” (Mateus 5.13-16)

4) Ele nos fez compreender a Lei de Deus e o pecado!
“Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não matarás’, (…) Mas eu digo a vocês que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. (…)” (Mateus 5:21-22)

5) Ele nos ensinou a lidar com nossos inimigos!
“Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra. E, se alguém quiser processá-lo e tirar de você a túnica, deixe que leve também a capa. Se alguém o forçar a caminhar com ele uma milha, vá com ele duas. (…) Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem.” (Mateus 5.38-44)

6) Ele nos ensinou a não buscar o elogio humano:
“Mas, quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita,
(…) quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará.” (Mateus 6.3-6)

7) Ele nos ensinou a confiar em Deus!
“O seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem.” (Mateus 6.8); “Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!” (Mateus 7.11)

8) Ele nos ensinou a perdoar!
“Se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não perdoará as ofensas de vocês.” (Mateus 6.8.15)

9) Ele nos ensinou a buscar o que é verdadeiramente importante:

“Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros nos céus (…)” (Mateus 6.19-20)

10) Ele nos ensinou a lidar com as nossas preocupações!
“Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘Que vamos beber?’ ou ‘Que vamos vestir?’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês.” (Mateus 6.31-33)

11) Ele nos ensinou a corrigir nossos próprios erros antes de apontar o erro dos outros:
“Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.” (Mateus 7.5)

Naquele dia, as multidões se maravilharam com o ensino de Jesus. Conosco não é diferente! Coloquemos em prática tudo o que Jesus ensinou e seremos perfeitos como é o nosso Pai que está nos céus!

Melicégenes Rodrigues
Ministério de Evangelismo Urbano

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *