ESTUDO SOBRE DÍZIMOS E OFERTAS

O que é Dízimo?

A palavra hebraica para dízimo é [ma’aser] que significa “décima parte”.  O dízimo é uma doutrina bíblica, tanto no Antigo como no Novo Testamento. Leia com atenção [tooltip tip=” 30. Também todas as dízimas da terra, tanto dos cereais do campo como dos frutos das árvores, são do SENHOR; santas são ao SENHOR. 31. Se alguém, das suas dízimas, quiser resgatar alguma coisa, acrescentará a sua quinta parte sobre ela. 32. No tocante às dízimas do gado e do rebanho, de tudo o que passar debaixo do bordão do pastor, o dízimo será santo ao SENHOR. Levítico 27:30-32 -Versão ARA “] Levítico 27:30-32[/tooltip] e [tooltip tip=” 10. Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.Malaquias 3:10 -Versão ARA”]Malaquias 3:10[/tooltip]!

2. O SIGNIFICADO DA ENTREGA DO DÍZIMO

O princípio da entrega do dízimo é um reconhecimento de que tudo o que possuímos vem de Deus, desde “nosso fôlego” de vida. É soberba não reconhecer a soberania de Deus em nossa vida. ([tooltip tip=” 5. Assim diz Deus, o SENHOR, que criou os céus e os estendeu, formou a terra e a tudo quanto produz; que dá fôlego de vida ao povo que nela está e o espírito aos que andam nela. Isaías 42:5 -Versão ARA”]Is 42:5[/tooltip]; [tooltip tip=” 1. Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam. Salmo 24:1 -Versão ARA”]Sl 24:1[/tooltip]; [tooltip tip=” 8. Minha é a prata, meu é o ouro, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:8 -Versão ARA”]Ag 2:8[/tooltip]; [tooltip tip=” 11. Teu, SENHOR, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra;teu, SENHOR, é o reino, e tu te exaltaste por chefe sobre todos. 12. Riquezas e glória vêm de ti, tu dominas sobre tudo, na tua mão há força e poder; contigo está o engrandecer e a tudo dar força. 13. Agora, pois, ó nosso Deus, graças te damos e louvamos o teu glorioso nome. 14. Porque quem sou eu, e quem é o meu povo para que pudéssemos dar voluntariamente estas coisas? Porque tudo vem de ti, e das tuas mãos to damos. 1 Cronicas 29:11-14 -Versão ARA”]1 Cr 29:11-14[/tooltip]; [tooltip tip=” 8. Ela, pois, não soube que eu é que lhe dei o trigo, e o vinho, e o óleo, e lhe multipliquei a prata e o ouro, que eles usaram para Baal. Oseias 2:8 – Versão ARA”]Os 2:8[/tooltip]) Entregar o dízimo é um ato de adoração a Deus por sua bondade e a fidelidade. ([tooltip tip=” 17. Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas. 18. Antes, te lembrarás do SENHOR, teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas; para confirmar a sua aliança, que, sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se vê. Deuteronômio 8:17,18 -Versão ARA”]Dt 8:17,18[/tooltip]) Davi faz uma pergunta: “Que darei eu ao Senhor por todos os benefícios que me tem feito?” ([tooltip tip=” 12. Que darei ao SENHOR por todos os seus benefícios para comigo? Salmo 116:12 -Versão ARA”]Salmo 116:12[/tooltip]) Entregar o dízimo não é nada mais que devolver parte daquilo que Ele mesmo nos deu! Em recompensa à nossa fidelidade, Deus promete abençoar a “nossa parte.” — os 90%.  Na prática somos meros administradores! Deus apenas nos dá uma oportunidade para exercermos nossa gratidão por seus benefícios. Este é o plano de Deus para a área financeira de nossa vida.

3. O DÍZIMO NO ANTIGO TESTAMENTO

Exemplo de pessoas que entregaram dízimos: Abraão ([tooltip tip=” 20. e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos. E de tudo lhe deu Abrão o dízimo. Gêneses 14:20 -Versão ARA “]Gn 14:20[/tooltip]; [tooltip tip=” 1. Porque este Melquisedeque, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, que saiu ao encontro de Abraão, quando voltava da matança dos reis, e o abençoou, 2. para o qual também Abraão separou o dízimo de tudo ( primeiramente se interpreta rei de justiça, depois também é rei de Salém, ou seja, rei de paz; Hebreus 7:1,2 -Versão ARA”]Hb 7:1,2[/tooltip]) Jacó em  Gêneses 28:20-22, Na instituição da Lei a tribo de Levi não teve herança na distribuição de terras em Israel. Deus estabeleceu que eles seriam sustentados pelos dízimos do povo. Em contrapartida eles eram responsáveis para alimentar o povo espiritualmente. Isto é, eles ministrariam o ensino e cuidariam do tabernáculo e dos utensílios usados na adoração. ([tooltip tip=” 48. Seus irmãos, os levitas, foram postos para todo o serviço do tabernáculo da Casa de Deus. 1 Cronicas 6:48 -Versão ARA”]1 Cr 6:48[/tooltip]; [tooltip tip=” 4. Além disso, ordenou ao povo, moradores de Jerusalém, que contribuísse com sua parte devida aos sacerdotes e aos levitas, para que pudessem dedicar-se à Lei do SENHOR. 5. Logo que se divulgou esta ordem, os filhos de Israel trouxeram em abundância as primícias do cereal, do vinho, do azeite, do mel e de todo produto do campo;também os dízimos de tudo trouxeram em abundância. 2 Cronicas 314,5 Versão ARA”]2 Cr 31:4,5[/tooltip]; [tooltip tip=” 7. Porquanto os levitas não têm parte entre vós, pois o sacerdócio do SENHOR é a sua parte. Gade, e Rúben, e a meia tribo de Manassés já haviam recebido a sua herança dalém do Jordão, para o oriente, a qual lhes deu Moisés, servo do SENHOR. Josué 18:7 -Versão ARA”]Js 18:7[/tooltip] [tooltip tip=” 9. Pelo que Levi não tem parte nem herança com seus irmãos; o SENHOR é a sua herança, como o SENHOR, teu Deus, lhe tem prometido. Deuteronômio 10:9 -Versão ARA “]Dt 10:9[/tooltip]; [tooltip tip=” 19. Guarda-te, não desampares o levita todos os teus dias na terra. Deuteronômio 12:19 -Versão ARA”]Dt 12:19[/tooltip]; [tooltip tip=” 24. Porque os dízimos dos filhos de Israel,que apresentam ao SENHOR em oferta, dei-os por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel, nenhuma herança tereis. Números 18:24 -Versão ARA”]Nm 18:24[/tooltip]) Considere ainda os textos abaixo:

4. O DÍZIMO NO NOVO TESTAMENTO – O EXEMPLO DE JESUS

Muitos não entregam o dízimo alegando ser coisa da Lei, mas  Cristo deixou claro: “Não penseis que vim revogar a Lei ou os profetas; não vim para revogar, vim para cumprir.” ([tooltip tip=” 17. Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Mateus 5:17 -Versão ARA”]Mt 5:17[/tooltip]) Cristo também falou: “Daí a césar o que é de César e a Deus o que é de Deus. ([tooltip tip=” 21. Responderam: De César. Então, lhes disse: Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. Mateus 22:21 Versão ARA”]Mt 22:21[/tooltip]) A César pertencia os impostos, e a Deus? Evidentemente o dízimo!

dízimos-ofertas

5.  A FINALIDADE DOS DÍZIMOS

Como foi visto, o dízimo antes da Lei de Moisés era espontâneo e refletia gratidão. Na Lei ele era usado para o sustento dos sacerdotes (A tribo de Levi [tooltip tip=” 4. Além disso, ordenou ao povo, moradores de Jerusalém, que contribuísse com sua parte devida aos sacerdotes e aos levitas, para que pudessem dedicar-se à Lei do SENHOR. 5. Logo que se divulgou esta ordem, os filhos de Israel trouxeram em abundância as primícias do cereal, do vinho, do azeite, do mel e de todo produto do campo; também os dízimos de tudo trouxeram em abundância. 2 Cronicas 31:4,5 -Versão ARA”]2 Cr 31:4,5[/tooltip]). No Novo Testamento ele passa a ser usado no sustento dos obreiros, ([tooltip tip=” 17. Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino.18.Pois a Escritura declara: Não amordaces o boi, quando pisa o trigo. E ainda: O trabalhador é digno do seu salário. 1 Timóteo 5:17,18 -Versão ARA”]1 Tm 5:17,18[/tooltip]; e realizar aobra da evangelização, assistência social, e suprimento do dia-a-dia da administração.

6. ONDE ENTREGAR O DÍZIMO

O texto de [tooltip tip=” 10. Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida. Malaquias 3:10 -Versão ARA”]Malaquias 3:10[/tooltip] está no modo imperativo: “trazei”, é uma ordem que o destino dos dízimos é a casa do tesouro. Veja também [tooltip tip=” 37. As primícias da nossa massa, as nossas ofertas, o fruto de toda árvore, o vinho e o azeite traríamos aos sacerdotes, às câmaras da casa do nosso Deus; os dízimos da nossa terra, aos levitas, pois a eles cumpre receber os dízimos em todas as cidades onde há lavoura. Neemias 10:37 -Versão ARA”]Neemias 10:37[/tooltip]. Portanto, não é correto entregar o dízimo a hospitais, creches ou a pessoas carentes.  Uma observação:se o dízimo não fosse entregue na ocasião, era acrescentado da quinta parte sobre ele, que equivale a 20%. ([tooltip tip=” 31. Se alguém, das suas dízimas, quiser resgatar alguma coisa, acrescentará a sua quinta parte sobre ela. levítico 27:31 -Versão ARA “]Lv 27:31[/tooltip])

7.  AS OFERTAS

O valor da oferta é livre. ([tooltip tip=” 6. E isto afirmo: aquele que semeia pouco pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará. 7. Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria. 2 Corintios 9:6,7 -Versão ARA”]2 Co 9:6,7[/tooltip]; [tooltip tip=” 10. E celebrarás a Festa das Semanas ao SENHOR, teu Deus, com ofertas voluntárias da tua mão, segundo o SENHOR, teu Deus, te houver abençoado. 17. cada um oferecerá na proporção em que possa dar, segundo a bênção que o SENHOR, seu Deus, lhe houver concedido. Deuteronômio 16:10,17 Versão ARA”]Dt 16:10.17[/tooltip]; [tooltip tip=” 4. Disse Joás aos sacerdotes: Todo o dinheiro das coisas santas que se trouxer à Casa do SENHOR, a saber, a taxa pessoal,o resgate de pessoas segundo a sua avaliação e todo o dinheiro que cada um trouxer voluntariamente para a Casa do SENHOR, 2 Reis 12:4 -Eversão ARA”]2 Rs 12:4[/tooltip]) É um mandamento de Deus ([tooltip tip=” 15. Guardarás a Festa dos Pães Asmos; sete dias comerás pães asmos, como te ordenei, ao tempo apontado no mês de abibe, porque nele saíste do Egito; ninguém apareça de mãos vazias perante mim. Êxodo 23:15 -Versão ARA”]Ex 23:15[/tooltip]b) Deve ser dada como sacrifício e não daquilo que sobra. ([tooltip tip=” 41. Assentado diante do gazofilácio, observava Jesus como o povo lançava ali o dinheiro. Ora, muitos ricos depositavam grandes quantias. 42. Vindo, porém, uma viúva pobre, depositou duas pequenas moedas correspondentes a um quadrante. 43. E, chamando os seus discípulos, disse-lhes:Em verdade vos digo que esta viúva pobre depositou no gazofilácio mais do que o fizeram todos os ofertantes. 44. Porque todos eles ofertaram do que lhes sobrava; ela, porém, da sua pobreza deu tudo quanto possuía, todo o seu sustento. Marcos 12:41-44 -Versão ARA”]Mc 12:41-44[/tooltip]) A oferta expressa o grau de nossa gratidão pelas bênçãos que recebemos de Deus. ([tooltip tip=” 17. cada um oferecerá na proporção em que possa dar, segundo a bênção que o SENHOR, seu Deus, lhe houver concedido. Deuteronômio 16:17 -Versão ARA”]Dt 16:17[/tooltip]; [tooltip tip=” 38. dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 -Versão ARA”]Lc 6:38[/tooltip])

8. UMA OFERTA SUPERIOR

Vem do hebraico “teruma” significa pesadas, altas, elevadas, produtivas” Era uma oferta especial como por exemplo, quando para a construção do Tabernáculo. ([tooltip tip=” 1. Disse o SENHOR a Moisés: 2. Fala aos filhos de Israel que me tragam oferta; de todo homem cujo coração o mover para isso, dele recebereis a minha oferta. 3. Esta é a oferta que dele recebereis: ouro, e prata, e bronze, 4. e estofo azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino, e pêlos de cabra, 5. e peles de carneiro tintas de vermelho, e peles finas, e madeira de acácia, 6. azeite para a luz, especiarias para o óleo de unção e para o incenso aromático, 7. pedras de ônix e pedras de engaste, para a estola sacerdotal e para o peitoral. 8. E me farão um santuário, para que eu possa habitar no meio deles. Êxodo 25:1-8 -Versão ARA”]Ex 25:1-8[/tooltip];[tooltip tip=”Êxodo 36:3-7 – Versão ARA 3. Estes receberam de Moisés todas as ofertas que os filhos de Israel haviam trazido para a obra do serviço do santuário, para fazê-la; e, ainda, cada manhã o povo trazia a Moisés ofertas voluntárias. 4. Então, deixando cada um a obra que fazia, vieram todos os homens sábios que se ocupavam em toda a obra do santuário 5. e disseram a Moisés: O povo traz muito mais do que é necessário para o serviço da obra que o SENHOR ordenou se fizesse. 6. Então, ordenou Moisés—e a ordem foi proclamada no arraial, dizendo: Nenhum homem ou mulher faça mais obra alguma para a oferta do santuário. Assim, o povo foi proibido de trazer mais. 7. Porque o material que tinham era suficiente para toda a obra que se devia fazer e ainda sobejava.”]Êxodo 36:3-7[/tooltip]

9. PROMESSAS DE DEUS PARA OS QUE CONTRIBUEM COM ALEGRIA:

  • Prosperidade, bênçãos. ([tooltip tip=” 10. e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares. Provérbios 3:10 -Versão ARA “]Pv 3:10[/tooltip]; [tooltip tip=” 10. Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida. Malaquias 3:10 -Versão ARA”]Ml 3:10[/tooltip])
  • Colherá com abundância. ([tooltip tip=” 6. E isto afirmo: aquele que semeia pouco pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará. 2 Corintios 9:6 -Versão ARA”]2 Co 9:6[/tooltip]; [tooltip tip=” 16. Não negligencieis, igualmente, a prática do bem e a mútua cooperação; pois, com tais sacrifícios, Deus se compraz. Hebreus 13:16 -Versão ARA”]Hb 13:16[/tooltip])
  • É bem- aventurado e o devorador é repreendido. ([tooltip tip=” 8. Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. 9. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda. 10. Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida. 11. Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos. 12. Todas as nações vos chamarão felizes, porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos. Malaquias 3:8-12 -Versão ARA”]Ml 3:8-12[/tooltip])
  • No céu também será recompensado. ([tooltip tip=” 4. para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. Mateus 6:4 -Versão ARA”]Mt 6:4[/tooltip])

Confira mais Estudos Bíblicos Sobre Dízimos e Ofertas: