DISCIPULADO / Estudo Bíblico 12/14: O Batismo no Espírito Santo

A primeira obra do Espírito Santo na vida do homem é convencê-lo do pecado mostrando-lhe a necessidade de se converter.Lucas 1.14-17 A conversão real se evidencia pela progressiva separação do pecado (santificação) cujo resultado é a manifestação do o fruto do Espírito Santo. É também o Espírito Santo que nos faz ver a grande necessidade de evangelizar o mundo. Entretanto para executar esta nobre tarefa com eficiência precisaremos de poder, ou seja, de unção, em fim da graça de Deus. Daí a necessidade do batismo no Espírito Santo. A palavra batismo vem do grego baptismós e significa imersão de alguma coisa. Neste ato o crente é envolvido, imerso na plenitude do Espírito Santo e assim ele é revestido com poder do alto.

batismo-espirito-santo

1. EVIDÊNCIA DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

A principal evidência do batismo no Espírito Santo é o ato de falar em línguas, concedidas pelo próprio Espírito Santo e não por nós mesmos. É uma promessa do Pai para qualquer crente em qualquer época em qualquer lugar. Veja as passagens bíblicas abaixo:

  • No cenáculo. (At 2.2,3)
  • Na casa de Cornélio. (At 10.44)
  • Na vida de Paulo. (1 Co 14.18)

Antes do Pentecostes, o Espírito Santo havia descido na vida de várias pessoas como João Batista em. (Lc 1.13-15), Isabel em. (Lc 1.41), Zacarias em. (Lc 1.67-69) e Simeão em. (Lc 2.25). Entretanto não há nenhum registro de que algum desses personagens haja falado línguas estranhas. Mas no dia de Pentecostes, o derramamento do Espírito Santo foi assinalado assim: eles falaram em línguas. Em Atos 2.4 lemos: “E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.”

2. A FINALIDADE DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

  • Realizar a obra de evangelização com ousadia, poder e autoridade celestial. (At 1.8) e (At 4.31,33)
  • Produzir mais conversões. (At 11.22-24)
  • Dar visão dos perdidos. (At 16.9-10), (At 18:9-11)
  • Proporcionar mais intimidade com Deus e assiste em nossas fraquezas. (1 Co 14.4; Rm 8.26)
  • Preparar-nos para receber dons do Espírito Santo para edificação pessoal e crescimento da igreja. (1 Co 12-11)
  • Capacitar-nos a desbaratar o inimigo. (2 Co 10.4,5)

3. COMO RECEBER O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

Não existem regras específicas para receber o batismo no Espírito Santo, entretanto podemos desenvolver algumas atitudes essenciais em relação a esta bênção:

  • Obedecer a Palavra. (At 5.32)
  • Desejar. (ter sede) (Jo 7.37-39).
  • Buscar com perseverança. ( Lc 11.13; At 1.4)
  • Confiar que vai receber. (Mc 11.24; 1 Jo 5.14,15)

A busca pelo batismo com o Espírito Santo

O batismo no Espírito Santo está disponível a todos que perseverarem em buscá-lo, por isso devemos incluí-lo com prioridade em nossos seus pedidos diários e ter confiança que vamos recebê-lo. Ore com alegria e deleite-se no Senhor (Salmos 37.4) Se o inimigo sussurrar que você não vai ser batizado, não creia, continue glorificando a Deus. Satanás sempre vai se opor a este revestimento porque ele sabe que um crente revestido do poder do alto sempre atuará de forma ofensiva contra o reino das trevas. Em Cristo somos mais que vencedores.

Veja o vídeo abaixo sobre o ato de falar em línguas. Muito importante

Veja abaixo a série de Estudos Discipulado: