DISCIPULADO / Estudo Bíblico 14/14: Os dons do Espírito Santo

dons-do-espirito-santoDONS DO ESPÍRITO SANTO

É a manifestação do Espírito Santo no crente, capacitando-o com poder para realizar uma tarefa segundo a vontade de Deus. A palavra “dons” vem do grego “charismata”, derivada da palavra “charis” que significa “graça.” São, portanto, dons pela graça de Deus e não algo que conseguimos ou merecemos.

Os dons espirituais são de grande valor e merecem um cuidadoso estudo bíblico para se evitar desordens na igreja que afete sua unidade. Eles proporcionam um conhecimento mais profundo de Cristo, e de toda a riqueza espiritual disponível para desempenho da missão que ele tem em nossa vida. Segundo a Palavra de Deus, conforme 1 Co 12:8-10 os dons do Espírito Santo são 9 e podem ser assim classificados:

  1. DONS DE REVELAÇÃO (saber)– palavra de sabedoria, palavra de ciência e discernimento de espíritos.
  2. DONS DE PODER (fazer):fé, cura e operação de milagres.
  3. DONS DE INSPIRAÇÃO (falar):profecia, variedades de línguas.

DONS DE REVELAÇÃO

1.1 Palavra de sabedoria – É saber o que falar em determinada ocasião (solucionar um problema específico)é um fragmento da sabedoria divina dada ao crente. Não se trata de conhecimento humano ou inteligência. Exemplo: José (Gn 41:38,39); Salomão e as duas mães. (1Rs 3:16-28), Josué (Dt 34:9)

1.2 Palavra de ciência (conhecimento) – É uma revelação do que está acontecendo no momento. Não se trata de adivinhação, fenômeno psíquico ou telepatia e nem resultado de um profundo estudo teológico. Através desse dom a igreja tem acesso a fatos a respeito de pessoas, circunstâncias e de verdades bíblicas. É a penetração na ciência de Deus. (Ef 3:3-6). Exemplo: Eliseu (2 Rs 6:12); Aias (1 Rs 14:1-6); Em Atos 20:23 O Espírito Santo revelava a Paulo o que ia acontecer..

1.3 Discernimento de espíritos – É uma percepção sobrenatural para conhecer a natureza de uma atividade espiritual. Serve para combater as imitações, enganos e falsificações. (Ap 2:2; 1 Tm 4:1-4). Exemplos: o caso de Ananias e Safira (At 5:1-11), Elimas, o mágico (At 13:6-12) e da jovem possessa (At 16:17,18) Esse dom serve como um antídoto contra as heresias dos falsos mestres.

 2 DONS DE PODER

2.1 O dom da fé – E a confiança em Deus de um modo sobrenatural. Manifesta-se somente em ocasiões especiais. Este dom movimenta os dons de cura e operação de milagres. (Mt 17:20) A pessoa sabe que Deus vai fazer o impossível, inclusive quando outros crentes ao seu redor não crêem. Esta fé dá autoridade diante de problemas como ocorreu com Josué. (Js 10:12) Elias (1 Rs 18:33-35) Estêvão (At 6:8)

 2.2 Cura – É uma solução divina para amenizar o sofrimento humano. Todas as enfermidades estão sujeitas a cura divina. (Mt 10:8; Lc 4:18 19); O sacrifício de Cristo trouxe-nos perdão, libertação e cura (Is 53:4,5; Mt 8:16,17) . Ele delegou aos seus discípulos poder para curar enfermos em seu nome. (Lc 10:9,17; At 3:6,16; 9.34; At 19:11,12)

 2.3 Operação de milagres (maravilhas) – É uma operação de poder que ultrapassa as leis naturais. Exemplo: (Êx 15.21,22) – a travessia do Mar Vermelho; (Mt 8:26) – Jesus acalma a tempestade; Jo 11:43 – Jesus cura um homem chamado Lázaro. A operação deste dom gera confiança e autoridade especial. (Mt 8:27)

 DONS DE INSPIRAÇÃO

3.1 Profecia – O objetivo deste dom é falar aos homens em nome de Deus. Não pode ser confundida com pregação embora a pessoa possa profetizar enquanto prega. Seu objetivo é a edificação da igreja e está sujeito ao julgamento da mesma. Não é adivinhar a sorte, prever o futuro ou tornar realidade o desejo de alguém, para não se enquadrar na qualidade de falso profeta (Ez 13:3). Todos podem profetizar, porém no culto apenas dois ou três devem profetizar. Nunca devem profetizar ao mesmo tempo para não afetar a ordem do culto. (1 Co 14:26-33) Toda profecia que contraria o ensino das Escrituras deve ser classificada como falsa, razão pela qual as profecias devem ser julgadas. (1 Co 14:26; 1 Jo 4:1)

 3.2 Variedade de línguas – As línguas estranhas como sinal são dirigidas a Deus são ilimitadas. O dom de variedades de línguas é dirigido à igreja e não é dado a todos que são batizados no Espírito Santo. Tudo depende da soberania, do propósito e da vontade do Espírito Santo. (1 Co 12:11) Tem que ser acompanhado de interpretação e é equivalente a uma profecia. O dom de interpretação não existe sozinho. Serve para explicar o que foi dito em línguas. Não é uma tradução lingüística, pois a linguagem não é lógica. Veja 1 Coríntios 14.

Observações:

 

1. Dons espirituais e fruto do Espírito Santo – Dons e Fruto ambos denotam a habitação do Espírito, mas os dois não são a mesma coisa, os propósitos diferentes. Os dons são serviços para serem prestados aos outros, enquanto que o fruto do Espírito Santos são traços característicos da pessoa de Cristo implantado no crente mediante a obediência à Palavra.

2. Dons espirituais e Talentos – Que diferença há entre um dom espiritual e um talento? Todos nós nascemos com certos talentos, ou seja, habilidades naturais para realizar muitas tarefas na igreja.  Um professor secular ao se converter pode se tornar “espiritual” e assim ganha a capacidade para ministrar para a igreja com o mesmo talento, mas os dons do Espírito Santo são sobrenaturais. Através dos dons espirituais o mundo há de reconhecer que Deus está no meio dela. Primeiramente Deus opera em nós o novo nascimento espiritual (que são evidenciados pelo fruto do Espírito que é a conversão) e através do batismo no Espírito Santo podemos receber os dons espirituais.

3. Manifestações – Conforme 1 Coríntios 12:7 o dom espiritual é uma “manifestação do Espírito.” Então eles são manifestados e não que tenhamos controle sobre eles, pois afinal o Espírito Santo é soberano. Para concluir, o exercício dos dons espirituais demonstra em suma, como o Espírito Santo é visto. Uma das maiores bênçãos que podemos desfrutar é quando os membros de uma igreja exercitam os dons uns para com os outros. Um dom espiritual não é apenas uma habilidade para servir, ele é um canal pelo qual o Espírito Santo ministra ao corpo. E fazendo parte da como igreja, como o corpo de Cristo, torna-se um grande privilégio Deus escolher ministrar ao Seu povo através de nós. É simplesmente incomparável.

“Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos.” (2 Timóteo 1:6)

Veja abaixo a série de Estudos Discipulado:

 

14 respostas
  1. FLORIVALDO PINHEIRO
    FLORIVALDO PINHEIRO says:

    A paz do Senhor, os estudos sobre os Dons do Espirito Santo foi de muita importancia para a minha vida espiritual.

  2. Maria Baptista
    Maria Baptista says:

    Gosto muito de ler o que se refere ao “Espirito Santo de Deus”,
    porque me inspira e me da as respostas ao que não consigo resolver.

    • Equipe Semeador
      Equipe Semeador says:

      Olá irmã Mirna,
      Graça e paz. Passa receber artigos do Blog do Semeador assine a nossa newsletter no campo acima no lado direito.

  3. mellany
    mellany says:

    Eu achei de extrema importancia e de uma explicação muito clara e de facil entendimento, obrigada por compartilhar esse conhecimento conosco .

  4. Gabriela
    Gabriela says:

    Uma vez em um acampamento da igreja em 2008 recebi o dom de orar em línguas através de um irmão mas desde aquele dia nunca manifestei. Por quais motivos isto acontece?
    Obrigada.

    • joelbarros
      joelbarros says:

      Querida irmã Gabriela, a paz do Senhor.
      Bom, sobre esta questão só você mesmo pode saber o porque. Uma coisa temos certeza: de acordo co Romanos 11.29 29 os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento, ou seja o que Deus deu ele não retira mais.

Os comentários estão fechados.