DISCIPULADO/Estudo Bíblico 02/14: Salvação-O Plano de Deus para resgatar o homem 

Deus tem uma boa notícia para a humanidade: Salvação. Esta palavra significa livramento de determinado perigo ou opressão. Morrer perdido é a pior tragédia que possa ocorrer! Significa sofrer eternamente no inferno longe da presença de Deus.

O evangelho de Cristo é chamado de Boa-Nova porque a má notícia da entrada do pecado no mundo é anulada quando nos arrependemos de nossos pecados e recebemos pela fé a Cristo como Salvador. Cristo é o único que pode resolver o problema da perdição da humanidade.

1.Sobre a necessidade da Salvação

No primeiro livro da Bíblia (Gênesis) lemos que Deus criou tudo em perfeita harmonia. O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, onde lhe foi dado um espírito a fim de que pudesse comunicar-se com Deus, porque Deus é espírito. ([tooltip tip=” Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. João 4:24 – Tradução ARA”]Jo 4:24[/tooltip]) Deus o pôs o homem em um jardim para lavrá-lo e guardá-lo. Adão e Eva poderiam comer de todo o fruto que havia lá, exceto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Se comessem morreriam espiritualmente, Isto é, seu relacionamento com Deus terminaria. A obediência do casal era apenas uma prova de lealdade a Deus. Eles como seres morais com capacidade de escolha, enquanto obedecessem viveriam. Porém sabemos que eles desobedeceram e ocorreu a morte espiritual. Em Tiago 1:15 lemos: “depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.” Então perderam imediatamente a comunhão com Deus fugindo da presença de Deus. A partir daí eles ficaram contaminados com o pecado. Já que fomos criados para existir eternamente, ([tooltip tip=” Sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe pode acrescentar e nada lhe tirar; e isto faz Deus para que os homens temam diante dele. Eclesiastes 3:14 – Tradução ARA”]Ec 3:14[/tooltip]) a morte espiritual de Adão e Eva foi transmitida a toda a humanidade. Para nos livrar das conseqüências presentes e eternas Deus elaborou um Plano de Salvação na pessoa de seu filho Jesus Cristo a fim de nos resgatar do pecado e seus efeitos.

O pecado leva a morrer em vários sentidos: Morte Espiritual, Física e Eterna. Em João 3:16 lemos: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Durante nossa existência na terra temos uma única oportunidade de receber a Cristo como Salvador ou rejeitá-lo! Nosso destino na eternidade tem muito a ver com a nossa escolha. Todos os que confessam a Cristo publicamente como salvador, recebem a salvação de Deus. É um ato exclusivamente da graça e da misericórdia de Deus. Em Efésios 2:8,9 lemos assim: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.” Quem é salvo tem por garantia a vida eterna. A salvação significa ser livre da morte espiritual e eterna. Consideremos alguns sentidos da palavra morte e aprendamos mais sobre o seu significado:

A palavra morte vem do grego “thanatos” significando separação. A Bíblia fala de vários tipos de morte:

Morte espiritual

([tooltip tip=” 17. mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gênesis 2:17 Versão ARA “]Gn 2:17[/tooltip]) -Ocorreu primeiramente com Adão e Eva, ainda no jardim do Éden. Ao desobedecerem a Deus ficaram separados da comunhão divina. O homem nasce neste estado! ([tooltip tip=” 16. E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, 17  mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gênesis 2:16,17 – Tradução ARA”]Gn 2:16-17[/tooltip]; [tooltip tip=” porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 6:23 – Tradução ARA”]Rm 6:23[/tooltip]; [tooltip tip=” Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; aquele que não ama permanece na morte. 1João 3:14 – Tradução ARA”]1 Jo 3:14[/tooltip]; [tooltip tip=” 25. Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão. João 5:25-Versão ARA”]Jo 5:25[/tooltip], [tooltip tip=” 6. entretanto, a que se entrega aos prazeres, mesmo viva, está morta. 1 Timóteo 5:6 -Versão ARA”]1 Tm 5:6[/tooltip]; [tooltip tip=” 15. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte. Tiago 1:15 -Versão ARA”]Tg 1:15[/tooltip] etc.) Click aqui para saber mais sobre a morte espiritual.

Morte Física ou corporal

([tooltip tip=” No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás. Gênesis 3:19 – Tradução ARA”]Gn 3:19[/tooltip]) – É a separação das partes materiais e imateriais do ser humano. A matéria (corpo) volta ao pó. Significa “expirar”. ( [tooltip tip=” 14. Se Deus pensasse apenas em si mesmo e para si recolhesse o seu espírito e o seu sopro, 15. toda a carne juntamente expiraria, e o homem voltaria para o pó. Jó 34:14,15- Versão ARA”]Jó 34:14,15[/tooltip]), ([tooltip tip=” 7. Foram os dias da vida de Abraão cento e setenta e cinco anos. 8. Expirou Abraão; morreu em ditosa velhice, avançado em anos; e foi reunido ao seu povo. 9. Sepultaram-no Isaque e Ismael, seus filhos, na caverna de Macpela, no campo de Efrom, filho de Zoar, o heteu, fronteiro a Manre, Gênesis 25:7-9 -Versão ARA”]Gn 25:7-9[/tooltip]), ( [tooltip tip=” 4. Sai-lhes o espírito, e eles tornam ao pó; nesse mesmo dia, perecem todos os seus desígnios. Salmo 146:4 – Versão ARA”]SL 146:4[/tooltip]) ([tooltip tip=” 26. Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta. Tiago 2:26 -Versão ARA”]Tg 2:26[/tooltip]) etc).

Morte Eterna ou Segunda Morte

([tooltip tip=” 8. Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte. Apocalipse 21:8″]Ap 21:8[/tooltip]) – É falecer sem ter recebido a Cristo como Salvador. Estes aguardarão o Juízo Final onde serão julgados e lançados no Lago de fogo. E a separação definitiva da presença de Deus na “vida” do ser humano. Veja os textos: [tooltip tip=” 27. E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, Hebreus 9:27 -Versão ARA”]Hb 9:27[/tooltip],  [tooltip tip=” 8. em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. 9. Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder, 2 Tessalonicenses 1:8,9 -Versão ARA “]2 Ts 1:8,9[/tooltip];  [tooltip tip=” 11. Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. 12. Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros. 13. Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras. 14. Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. 15. E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo. Apocalipse 20:11-15 -Versão Ara”]Ap 20:11-15[/tooltip],  etc.

Observação:

Morte espiritual é o estado em que nascemos (separados de Deus) É também “viver” na prática do pecado, não se importando em conhecer a vontade de Deus para praticá-la. ([tooltip tip=” Entretanto, era preciso que nos regozijássemos e nos alegrássemos, porque esse teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. Lc 15:32 – Tradução ARA”]Lc 15:32[/tooltip]; [tooltip tip=” 1. Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, 2. nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; 3. entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. Efésios 2:1-3 – Versão ARA “]Ef 2:1-3[/tooltip]). Significa viver de forma mundana. ([tooltip tip=” Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Tg 4:4 – Tradução ARA”]Tg 4:4[/tooltip]; [tooltip tip=” 15 Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; 16 porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. 1João 2:15-16 – Tradução ARA”]1Jo 2:15-16[/tooltip].) Esse tipo de morte pode ser temporária se a pessoa se converter enquanto vivo fisicamente. Cristo disse: “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.” ([tooltip tip=” 24. Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. João 5:24 – Versão ARA”]Jo 5:24[/tooltip]) Isto significa que vai estar com Cristo quando morrer fisicamente. ([tooltip tip=” 43. Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso. Lucas 23:43 – Versão ARA”]Lc 23:43[/tooltip]) Porém se passar pela morte física sem ter recebido a Cristo como salvador, não se convertendo, o destino é o Hades (inferno) onde aguardará o Juízo Final ([tooltip tip=” 23. No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio. Lucas 16:23 – Versão ARA”]Lc 16:23[/tooltip], [tooltip tip=” 48. Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia. João 12:48 – Versão ARA”]Jo 12:48[/tooltip], [tooltip tip=” 17. Os perversos serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus. Salmos 9:17 – Versão ARA”]Sl 9:17[/tooltip])

preciso-de-salvacao

2.Passos para a Salvação:

A nossa conversão vem com a convicção de nosso estado pecaminoso. O Espírito Santo convence o homem do pecado, da justiça e do juízo. ([tooltip tip=” 8. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: 9. do pecado, porque não crêem em mim; 10. da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais; 11. do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado. João 16:8 Versão ARA”]Jo 16:8[/tooltip]) Ele comunica ao homem que este precisa confessar a Cristo como Salvador para receber o perdão dos pecados. ([tooltip tip=” 8 Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. 9 Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10 Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. 11 Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido. Romanos 10:8-11 – Tradução ARA”]Rm 10:8-11[/tooltip]). Arrependimento é a fé estão inclusos no ato da conversão.

Arrependimento

Significa mudar de idéia, direção ou propósito. Se expressa através de uma tristeza por haver pecado contra Deus. Uma pessoa arrependida se dispõe a abandonar completamente a vida de pecado e se volta para Deus. O Espírito Santo é quem opera o arrependimento no homem. Veja a atitude do filho prodigo em [tooltip tip=” 18. Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; 19. já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus trabalhadores. Lucas 15:19,19 -Versão ARA”]Lc 15:19,19[/tooltip]. Leia também [tooltip tip=” Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte. 2Co 7:10 – Tradução ARA”]2 Co 7:10[/tooltip].

É a convicção de que Cristo nos aceita e nos perdoa. É Reconhecer que Deus é fiel em suas promessas. Isto nos traz certeza e profunda paz.  A parábola do filho pródigo mostra que ele depositou fé no pai, ele sabia que o pai o perdoaria e o aceitaria de volta! ([tooltip tip=” 18. Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; 19. já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus trabalhadores. 20. E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou. Lucas 15:18,19,20 -Versão ARA”]Lc 15:18,19,20[/tooltip]) Leia também [tooltip tip=” Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniqüidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O SENHOR não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniqüidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar. Mq 7:19 – Tradução ARA”]Mq 7:19[/tooltip]!

3.Aspectos da Salvação

Justificação

É um ato da Graça de Deus onde Ele declara justo quem receber pela fé a Cristo como Salvador. É um termo judicial que lembra um tribunal onde Deus absolve o pecador (réu) de suas transgressões para com a Sua santa Lei e o declara justo e inocente. ([tooltip tip=” 1. Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; Romanos 5:1 -Versão ARA”]Rm 5:1[/tooltip]; [tooltip tip=” 11. Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus. 1 Corintios 6:11 -Versão ARA”]1 Co 6:11[/tooltip]) A pessoa obtém a condição de estar em conformidade com Lei de Deus em todos os seus aspectos. ([tooltip tip=” 24. sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, Romanos 3:24 -Versão ARA”]Rm 3:24[/tooltip])

Regeneração

É a natureza de Deus implantada em nós operando o novo nascimento. ([tooltip tip=” 18. Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas. Tiago 1:18 -Versão ARA”]Tg 1:18[/tooltip]; [tooltip tip=” 1. Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido. 1 João 5:1 -Versão ARA”]1Jo 5:1[/tooltip]; [tooltip tip=” 5. não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, Tito 3:5 -Versão ARA”]Tt 3:5[/tooltip]) Também é  uma mudança de condição: Um pecador que servia ao diabo e era por natureza inimigo de Deus, em Cristo ele se torna filho de Deus através da adoção ([tooltip tip=” 12. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; João 1:12 -Versão ARA”]Jo 1:12[/tooltip], [tooltip tip=” 24. E aquele que guarda os seus mandamentos permanece em Deus, e Deus, nele. E nisto conhecemos que ele permanece em nós, pelo Espírito que nos deu. 1 João 3:24 -Versão ARA”]1Jo 3:24[/tooltip])

Santificação

É um ato da Graça de Deus onde o pecador abandona as práticas pecaminosas e é restaurado à comunhão com Deus separando-se (santificando-se) para o serviço de Deus. ([tooltip tip=” 26. Ser-me-eis santos, porque eu, o SENHOR, sou santo e separei-vos dos povos, para serdes meus. Levítico 20:26 – Versão ARA”]Lv 20:26[/tooltip]; [tooltip tip=” 9. Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 10. vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia. 1 Pedro 2:9,10 -Versão ARA”]1 Pedro 2:9,10[/tooltip]) Significa “andar na luz” ([tooltip tip=” 7. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. 1 João 1:7 -Versão ARA”]1 Jo 1:7[/tooltip]). Nas palavras de Paulo, “agradar a Deus”([tooltip tip=” 1. Finalmente, irmãos, nós vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como de nós recebestes, quanto à maneira por que deveis viver e agradar a Deus, e efetivamente estais fazendo, continueis progredindo cada vez mais; 1 Tessalonicenses 4:1 -Versão ARA “]1 Ts 4:1[/tooltip]) e “viver de modo digno do Senhor.” ([tooltip tip=” 10. a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus; Colossenses 1:10 -Versão ARA “]Cl 1:10[/tooltip]) A santificação é tão importante que sem ela ninguém verá o Senhor.([tooltip tip=” 14. Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, Hebreus 12:14 -Versão ARA”]Hb 12:14[/tooltip])
“Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro.” (Isaías 45. 6)

“Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos.” (2 Timóteo 1:6)

Veja abaixo a série de Estudos Discipulado:

43 respostas
  1. LAEL LEMOS INACIO
    LAEL LEMOS INACIO says:

    Estou aqui no seu blog para aprender sobre salvação, para base de um estudo em conjunto com minha futura ou nao companheira. Dei uma pincelada, acho que será de grande valor para minha vida.
    Muito obrigado

    Responder
  2. FABRICIO
    FABRICIO says:

    GOSTARIA DE PARABENIZÁ-LOS PELOS ESTUDOS BIBLICOS,SÃO EDIFICANTES NECESSITAMOS SEMPRE APRENDER MAIS DA BÍBLIA.
    FAVOR SE POSSÍVEL ENVIAR ESTUDOS NOVOS VIA EMAIL.

    Responder
  3. Michel
    Michel says:

    Muito bom! Toda a explanação é excelente, muito edificante e prazeroso conhecer a Palavra do Senhor!
    Obrigado por nos ajudar!
    Se puder me envie material acerca!
    Paz

    Responder
  4. Tania
    Tania says:

    A Paz, gostei muito, estudos exposto de forma simples, clara, de fácil compreensão,tópicos chaves para quem esta começando a vida espiritual. pensando em usá-los para estudos, posso ?

    Responder
  5. Tavares T. T.
    Tavares T. T. says:

    Muito obrigado!
    Deus merece o melhor, para que o seu nome seja cada dia exaltado. Certamente muitos estao ser salvos pela esta palavra. Que o Senhor vos abençoe grandemente, deia para voces sabedoria e continuamente publique estudos com textos maravilhosos.
    A paz do Senhor Jesus esteja com voces

    Responder
  6. Evaristo cambuta
    Evaristo cambuta says:

    Bom eu gostei bastante do estudo e tenho uma inquietação e ela é: será que os cristãos perdem salvação? tipo depois de uma vez ter crido em cristo pode pecar Deus o Justifica?

    Responder
    • Felipe
      Felipe says:

      Não é o que a bíblia diz Evaristo, a bíblia diz que mesmo após aceitarmos Cristo, aí é que precisamos nos santificar, a bíblia não fala que aceitou a Cristo, foi salvo e agora pode pecar, não. Paulo escrevendo aos Romanos, no cap.5 ele incita o homem a viver em santidade, a não pecar mais. Porém o homem que aceita a Cristo, ele não perde a salvação.

      Responder
    • samara alves
      samara alves says:

      Jamais Evaristo, uma vez salvo sempre salvo.
      A pessoa que aceita a Cristo verdadeira o espírito santo passa a habitar nele, e as práticas do pecado que ele cometia o espírito santo passa a mostrar que é errado e acabamos pedindo perdão..e na palavra diz que quando nos arrependemos Ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda a injustiça.
      temos a certeza da salvação quando lemos o que está escrito em Ef 2:8,9
      Somos salvos pela graça, ou seja, um favor imerecido, mediante a fé que é a certeza que cristo vai nos aceitar ao nos arrependermos e que Jesus Cristo veio ao mundo e se fez carne como nós para morrer em uma cruz para nos salvar.
      somos falhos e continuaremos pecando, mas nós que conhecemos a Cristo e temos o Espírito Santo habitando em nós, temos uma diferença de quem não conhece a Cristo, que é um incomodo que quando nós pecamos, sentimos a necessidade de pedir perdão.
      isso tudo a pessoa só vai poder sentir, se se arrependeu VERDADEIRAMENTE.

      Responder
  7. MARCIO XAVIER
    MARCIO XAVIER says:

    ESTUDO MUITO BOM,ENSINANDO COMO O HOMEM DE DEUS ENCONTRAR A SALVAÇÃO E FICAR POR DENTRO DAS REFERENCIAS BÍBLICAS,OBS VOCÊS TEM ESTUDOS SOBRE O ARREBATAMENTO.

    Responder
  8. MARIZA CARONE
    MARIZA CARONE says:

    Estou iniciando estudos biblicos com moças recém saidas da cracolândia, no projeto Cristolândia, na escola biblica da minha igreja.
    Quero fazer um trabalho de interação com elas onde elas possam não só escutar mas também perguntar, responder as perguntas e talvez um trabalho visual.
    Essa é minha idéia, mas é a primeira vez que vou fazer esse trabalho. Orem por mim.
    Tem algumas idéias que possam me enriquecer?
    Agradeço desde já.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *