DISCIPULADO / Estudo Bíblico 08/14: A Segunda Vinda de Cristo

segunda-vinda-de-cristo1. A Primeira vinda : O Nascimento de Jesus em Belém da Judéia

O pecado entrou no mundo quando Adão e Eva desobedeceram a Deus. Contudo Deus nunca os abandonou. Ele prometeu enviar alguém para pagar o preço por nossos pecados. O preço seria a morte (já que o salário do pecado é a morte – Rm 6-23) Então Cristo veio, exerceu seu ministério, foi morto e ressuscitou ao terceiro dia. Promessa cumprida e preço pago.  Deus é fiel! Tudo isto para que saíssemos do estado de condenação que veio de Adão e Eva. Leia João 3.17. Portanto o objetivo da 1ª vinda de Cristo foi para salvar a humanidade do pecado e seus efeitos. Esta é a maior promessa do Antigo Testamento. O Novo Testamento inicia-se com o cumprimento desta promessa. O plano de Deus para a humanidade está em plena execução até que se cumpra todas as coisas conforme a Palavra de Deus.

 2. A Segunda vinda de Cristo: O arrebatamento 

Durante Seu ministério na terra, Cristo fundou sua igreja e deu-lhe outra promessa: Ele voltaria novamente buscar os salvos, isto aqueles que receberam a Cristo como Salvador e viveram de acordo com sua Palavra. Através de nossa constante comunhão com Cristo aguardamos a qualquer momento a segunda vinda dele. Será o dia mais glorioso pois veremos ao Senhor como Ele é. Os mortos em Cristo ressurgirão primeiro e nós, os vivos, seremos transformados. Receberemos um corpo glorioso e habitaremos para sempre com o Senhor. Esta é a maior promessa do Novo Testamento. Leia com atenção 1 Tessalonicenses 4.16-17 e 1 Coríntios 15.50-52!

3. Como aguardar o arrebatamento

3.1 Devemos estar alerta: “Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem.”  (Mateus 24.27) Isto significa que ninguém terá tempo extra para se preparar. Devemos vigiar. Jesus falou que este episódio seria semelhante aos dias de Noé (Mt 24.36-44) Jesus contou algumas parábolas sobre sua volta: (Mt 24.45-51; Mt 25.1-13; Ef 4.30)

 3.2 Devemos estar trabalhando na evangelização

“Bem-aventurado aquele servo a quem o Senhor, quando vier, achar fazendo assim.” Lc 12.43

“Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: levantai os vossos olhos e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa. João 4.35 Produzimos mais quando pensamos na Vinda do Senhor.

 3.3 Devemos estar purificados 

“E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.” 1 João 3.3 “Purificar-se” é manter permanente e viva comunhão com Ele, evitando entristecê-lo(Ef 4.30) Jesus é a nossa Justiça e tornará justo a todos os que o procurarem com sinceridade. O texto poderia ser lido assim: “Todo aquele que tem esta esperança e vive em permanente comunhão com Jesus”. O resultado será uma vida limpa.

4. POR QUE JESUS AINDA NÃO VOLTOU?

Cristo deseja que ninguém se perca, mas se arrependam, mas Ele não esperará para sempre. (2 Pedro 3.9)

5. O QUE ACONTECERÁ LOGO APÓS O ARREBATAMENTO DA IGREJA?

5.1 NO CÉU: Ocorrerá o tribunal de Cristo.(Bema) – Não se trata de julgamento dos crentes. Nossos pecados já foram julgados na cruz do calvário. Estamos justificados. Será o julgamento das obras do crente: 2 Co 5.10; Rm 14.10.  Será nos ares, às portas do céu: 1 Ts 4.17. A finalidade é recompensar os crentes pelos serviços prestados enquanto viveram na terra: Ap 22.12; 1 Co 3.13,14.

5.2 NA TERRA: Ocorrerá a tribulação  – O anticristo se manifestará no mundo com muita popularidade e fará um acordo de paz com Israel.(Dn 9.27). Depois de três anos é meio romperá o acordo e se inicia-se a a Grande Tribulação. Os capítulos 6 a 9 de Apocalipse refere-se à 1ª fase da tribulação e do 10 ao 18 à 2ª fase. O objetivo da tribulação é salvar, derramar juízo sobre os desobedientes, preparar Israel para reconhecer o Messias e destruir o império do Anticristo. Leia mais: Mt 24. 1-44; Zc 13,8,9; Lc 19.11-27

6. A 2ª VINDA DE CRISTO(2ª FASE): SERÁ EM GLÓRIA COM OS ANJOS E A IGREJA GLORIFICADA

A volta de Jesus será  para derrotar pessoalmente o anticristo e julgar as nações que lutaram contra Israel durante a Grande Tribulação e implantar o Reino (1000 anos) Veja a diferença entre a 1ª e a 2ª fase:

1ª FASE: ARREBATAMENTO FASE: SEGUNDA VINDA EM GLÓRIA

Só os santos verão Mt 24.36

Cristo vem para a igreja. 1 Ts 4.17

Antes da Tribulação. Ap 3.10

Em público: (todo o olho verá) Ap 1.7

Cristo vem com a igreja. Jd 14; 1 Ts 3.13

Depois da tribulação. Mt 24.29-30

O arrebatamento será o maior acontecimento da história. Para o crente será o dia em que todo sofrimento terá fim e para sempre estaremos no lar celestial.(Hb 4.1-11) A única maneira de estar preparado, é manter em dia a comunhão com o Senhor Jesus Cristo. O resultado será uma vida irrepreensível. (1 Tessalonicenses 5.23)

Veja abaixo a série de Estudos Discipulado: